3
1

BNA já acumula em Agosto 200 milhões de USD de compra à Bloomberg FXGO

Domingos Amaro
1
2
Foto:
DR

O banco central procedeu a operação pontual de compra de divisas para efeitos de acumulação de reservas internacionais, mas o montante ainda está abaixo dos 631 milhões de dólares registados em Abril.

O Banco Nacional de Angola (BNA) comprou, na semana passada, divisas aos participantes da plataforma Bloomberg FXGO no montante de 100 milhões de USD à taxa de câmbio média de 419,50 kwanzas por dólar.

Segundo informação oficial publicada no seu website, o banco central procedeu a operação pontual de compra de divisas para efeitos de acumulação de reservas internacionais.  

Recorde que o banco central procedeu nos dias 4 e 5 de Agosto, a compra de 100 milhões USD pela mesma via, anunciando a previsão de compra do mesmo montante na semana de 08 a 12 de Agosto de 2022. Cálculos feitos pela E&M, o BNA já acumula uma compra de 200 milhões de USD à Bloomberg FXGO, na primeira quinzena do mês em curso.

Antes, em Abril último, o BNA efectuou uma compra do género, ao adquirir, pela mesma plataforma, divisas no montante de 631,5 milhões de dólares para reduzir a volatilidade da moeda.

Em Novembro de 2021, a prevalência de um volume crescente de moeda estrangeira não adquirida pelos bancos comerciais levou o BNA a comprar 100 milhões de dólares ao Tesouro Nacional. Essa operação ocorreu logo a seguir à entrada das seguradoras e companhias aéreas para o grupo de 46 participantes que negoceiam divisas na plataforma Bloomberg FXGO, entre os quais se contam 25 bancos comerciais, dez sociedades do sector petrolífero, oito sociedades diamantíferas, bem como o Tesouro Nacional e o BNA.