3
1

BNA. Mais 100 milhões de dólares disponíveis para leilões

O Banco Nacional de Angola (BNA) tem disponível para a venda em leilão de preço e de quantidade, para o mês de Agosto, mais 100 milhões de dólares em relação ao leilão de Julho deste ano.

1
2
Redacção
Fotografia
:
DR
Redacção

De acordo com uma nota do Banco Central, citada recentemente pela Angop, 500 milhões de dólares norte-americanos é o valor total de divisas disponibilizados pelo BNA para o leilão.

No mês de Junho, refere a Angop, o Banco Nacional de Angola disponibilizou  o equivalente  a  400 milhões  de dólares  em divisas  por via  de  leilão  de preços e de quantidade.

Assim sendo, para esta semana, todos os bancos comerciais já podem participar do leilão, depois de  levantada a suspensão, terça-feira imposta a 19  instituições financeiras, na semana 22 a 26 de Julho, por não terem apresentado os relatórios de execução das divisas obtidas no leilão da semana passada (n.º 44/2019, de 15 de Julho) ou por apresentarem uma execução abaixo de 50%.

Na  semana  22 a 26, por exemplo, apenas sete bancos comerciais estavam habilitados a participar do leilão de divisas do Banco Central nomeadamente, Standard Chartered Bank, Standard Bank, Finibanco, BPC, BDA, Banco Comercial Angolano, ficando excluídos 19, por não apresentarem o relatório de execução da edição anterior.

Ficaram excluídos do referido leilão, o Millenium Atlântico, BAI, Caixa Geral Angola, Banco Comercial do Huambo, BCI, Banco de Crédito do Sul, Banco Económico, BFA, BIC, Banco de Investimento Rural, Banco Kwanza Invest, Banco Micro-Finanças, BNI, Banco Prestígio, Banco Valor, Sol, VTB e Banco Yetu.

7