3
1
PATROCINADO

BNA realiza VII Encontro Nacional de Tesouraria

Sebastião Garricha
3/6/2024
1
2
Foto:
DR

De acordo com a nota do BNA, o evento vai garantir espaço para a realização de uma exposição de equipamentos modernos de tratamento de numerário.

O Banco Nacional de Angola (BNA) realiza, nos dias 6 e 7 de Junho, na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, o “VII Encontro Nacional de Tesouraria”, de acordo com uma nota divulgada no seu site oficial.

Trata-se de um evento de periodicidade bianual, que visa abordar, com a banca comercial, parceiros nacionais e estrangeiros, temas relacionados com a circulação monetária, modernização da gestão do numerário, resiliência na gestão de tesouraria e a automatização dos processos para uma tesouraria mais sustentável.

No referido evento, segundo o site do BNA, serão analisadas as boas práticas adoptadas pelos bancos centrais congéneres, no âmbito da gestão do meio circulante, com destaque para o Banco de Portugal, Banco Central do Brasil e Banco de Moçambique, face ao contexto dos sistemas financeiros em que estão inseridos.

Por outro lado, estão previstas análise de casos de estudo de empresas do sector, com sentido de uniformizar princípios, políticas, procedimentos e acções que preservem a vida útil das notas e moedas metálicas, para satisfazer a demanda da sociedade.

A nota diz que do referido Encontro Nacional de Tesouraria participarão membros do Comité Executivo e do Corpo Directivo do BNA, representantes de bancos centrais, bancos comerciais, empresas fabricantes de notas e moedas metálicas e de fornecimento de equipamento de tratamento do meio circulante.

Paralelamente ao evento, a nota do BNA diz que será realizada uma exposição de equipamentos modernos de tratamento de numerário.