3
1

BNA reúne Comité de Política Monetária para analisar perspectivas dos indicadores macroeconómicos

Redacção_E&M
20/1/2023
1
2
Foto:
DR

A espectativa é de saber se o BNA vai manter ou alterar a taxa de juro de referência, numa altura em que se observa uma inflação decrescente e uma ligeira apreciação do kwanza em 0,5%.

Acontece esta terça-feira, 20 de Janeiro, a 109ª reunião do Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (CPM), para analisar o comportamento recente e as perspectivas dos principais indicadores económicos.

Segundo uma nota do banco central, a reunião vai servir, igualmente, para analisar o impacto das medidas de política macroeconómica e estrutural sobre os diferentes sectores da economia.

A espectativa é de saber se o BNA vai manter ou alterar as taxas, numa altura em que se observa um comportamento decrescente da taxa de inflação, saindo 15,24% para 13,86%, de Novembro a Dezembro do ano de 2022, e uma ligeira apreciação do kwanza em 0,5% em Dezembro, face ao mês de Novembro.

Importa referir que a última reunião do Comité de Política Monetária ocorreu no dia 25 de Novembro do ano de 2022 e decidiu manter as taxas inalteradas, nomeadamente a taxa básica de juro BNA em 19,5%, taxa de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez em 21% e a taxa de juro da facilidade permanente de absorção de liquidez em 15%. 

Dentre os vários factores que motivaram a decisão de manutenção do curso da política monetária, está o comportamento observado no mercado cambial no mês de Outubro em que se assistiu a depreciação da moeda nacional em relação ao dólar norte-americano em 10,6%, resultante da redução da receita de exportação petrolífera em 16,5% no terceiro trimestre.