3
1

BODIVA encerra 2022 com resultados animadores

Redacção_E&M
8/12/2022
1
2
Foto:
Isidoro Suka

A instituição lançou quatro novos segmentos de mercado e registou recordes em negociações, obtendo, de Janeiro a Novembro, um acumulado de 1,33 biliões de Kwanzas.

A Bolsa de Dívidas e Valores de Angola (BODIVA) realizou, nesta semana, em Luanda, um encontro com os jornalistas com vista a fazer um balanço das suas actividades e promover o livre acesso à informação e dinamizar o mercado.

Durante a apresentação, o técnico do departamento de negociações da instituição disse que actualmente três segmentos de mercado estão em pleno funcionamento”, dos quatro lançados este ano.

Segundo Heriwalter Domingos, constam entre as novidades apresentadas, o Mercado de Bolsa de Unidade de Participação, o Mercado de Operações de Recompra, do Mercado de Bolsa de Acções e o Mercado de Pequenas e Médias Empresas, além de ter realizado, também, este ano, duas ofertas públicas de venda.

No que se refere às negociações, em Agosto de 2022, a BODIVA bateu o recorde de maior contrato negociado em uma única sessão de bolsa, envolvendo um montante de 124 mil milhões Kwanzas, que permitiu, por um lado, atingir o maior montante mensal negociado desde 2014, envolvendo um valor de cerca de 335 mil milhões Kwanzas.

Por outro, a instituição alcançou, em Novembro, o maior recorde de montante anual negociado desde a sua existência, obtendo um acumulado de  1,33 biliões de Kwanzas, recorde que representa uma variação de cerca de 48, 05%, comparando com o período homólogo, e de 19, 52% em relação a todo o ano de 2022 e corresponde a Obrigações de Tesouro Não Reajustáveis, com 76, 30%; Obrigações Indexadas à taxa de câmbio com 19,52% e Obrigações de Tesouro em Moeda Externa, com 2,63%.

Por sua vez, a administradora da BODIVA, Cristina Lourenço, afirmou ser do interesse da instituição estar próximo dos jornalistas, salientando a necessidade de encontros periódicos, perspectivando retomar às sessões de esclarecimento e formação aos jornalistas.