3
1
PATROCINADO

BODIVA negoceia títulos do Estado em baixa

Redacção_E&M
10/9/2020
1
2
Foto:
DR

Em Agosto, a BODIVA registou um total de 87 mil milhões, 778 milhões e 559 mil kwanzas, uma redução de 19,7 mil milhões de kwanzas em relação ao mês de Julho.

De acordo com dados da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), em Julho, movimentou-se títulos no valor de 107 mil milhões 548 milhões 20 mil e 830 kwanzas.

Segundo a Angop, que cita dados disponibilizados no site da BODIVA, o Banco de Fomento Angola (BFA) teve mais de 60% das operações concretizadas, sendo o operador com mais negócios realizados nesse segmento.

Já o Banco Angolano de Investimentos (BAI) foi o segundo operador financeiro com mais negócios realizados no mês de Agosto, precedido pelos bancos Millennium Atlântico e Standard Bank.

A agência nacional de notícias refere que os títulos com maturidade para 2021 foram os mais procurados, seguidos dos de 2022, enquanto os de 2024 tiveram relativa procura.

Em Junho deste ano, de acordo com a BODIVA, registou-se um recorde mensal nas negociações no mercado secundário da dívida pública, um período em que as transacções atingiram o valor de 150 mil milhões, 453 milhões, 138 mil e 818 kwanzas.

O referido aumento no volume de negociação reflectiu, conforme noticiou a Angop, a consolidação da literacia financeira sobre as alternativas de poupança, bem como a confiança das empresas e famílias angolanas nos instrumentos financeiros disponíveis para as transacções na BODIVA.