3
1

Bolsonaro é o primeiro Presidente brasileiro a falhar uma reeleição

Cláudio Gomes
1
2
Foto:
DR

A segunda volta das eleições brasileiras realizadas no domingo, 30 de Outubro, ditaram Jair Messias Bolsanaro como o primeiro Presidente a falhar uma reeleição.

O líder do PT, Luís Inácio Lula da Silva, está de volta ao Palácio de Brasília para liderar os destinos da Nação brasileira por mais quatro anos, afastando Jair Bolsonaro da história de Presidentes reeleitos.

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) brasileiro dão conta que o 38.º Presidente do Brasil obteve pouco mais de 49% dos votos, contra perto dos 51% de Lula da Silva, na segunda volta das eleições.

Citado pelo portal de notícias SIC, as informações indicam que em 1997, durante o primeiro mandato da presidência de Fernando Henrique Cardoso, foi aprovada a Proposta de Emenda Constitucional permitindo a reeleição do Presidente em exercício.

A partir daí, lê-se, à exceção de Jair Bolsonaro, todos os presidentes que estavam em exercício e concorreram às presidenciais foram reeleitos para mais quatro anos de mandato.

Assim, refere, em 1998, Fernando Henrique Cardoso venceu com 53,06% dos votos na primeira volta, frente a Lula da Silva (31,71%) e Ciro Gomes (10,97%), e foi reeleito.

Em 2006, portanto, a história repetiu-se e foi Luís Inácio Lula da Silva eleito para um segundo mandato, vencendo o agora seu vice-presidente, Geraldo Alckmin, na segunda volta com 60,83% contra 39,17% dos votos.

Dilma Rousseff repetir o feito oito anos depois, ao vencer na segunda volta com 51,64% dos votos contra os 48,36% de Aécio Neves.

Igualmente, Michel Temer foi empossado a 31 de Agosto de 2016 após o processo de impeachment que pesou sobre Dilma Rousseff e nunca procurou a reeleição.