3
1

Brent abre a semana nos 84,5 dólares por barril

Redacção_E&M
27/12/2022
1
2
Foto:
DR

O barril de petróleo Brent iniciou esta semana em alta, valorizando 2,9 dólares acima do valor do fecho da semana passada (sexta-feira, 23), quando atingiu os 81,6 dólares.

Trata-se do valor mais alto registado neste mês (Dezembro), de acordo com uma notícia publicada hoje, terça-feira, 27, pelo Jornal de Angola. O diário adianta ainda que cifra  pode “significar muito” para as contas de 2023 em termos de perspectivas.

A título de exemplo, o Jornal de Angola refere que entre 12 e 23 de deste mês, o barril do Brent, referência para as exportações nacionais de petróleo, teve a maior alta na quarta-feira, 14, quando atingiu os 82,7 dólares, tendo caído em seguida para os 79,4 dólares, dois dias depois, isto é no dia 16.

Brent é o petróleo exportado do mar negro da Europa e referencia os preços para a cesta angolana. Tratando-se do principal produto de exportação do país e a referência para a determinação do Orçamento Geral de Estado, o preço do barril na praça de Londres é bastante expectável nas previsões e elaboração de análises e estudos de mercado.