3
1
PATROCINADO

Candidaturas para compra do HCTA terminam a 16 deste mês

António Nogueira
9/10/2020
1
2
Foto:
DR

As candidaturas estão abertas a nacionais e estrangeiras, mas a Sonangol avisa que só serão consideradas as “que tenham sido assinadas e recebidas até à data indicada no programa de concurso público".

Os candidatos interessados na compra do Hotel de Convenções de Talatona (HCTA), um dos activos da Sonangol colocados à venda no âmbito do Programa de Privatizações (PROPRIV), têm apenas até ao próximo dia 16 do corrente mês para apresentação das respectivas candidaturas.

De acordo com o programa do concurso, as candidaturas estão abertas a entidades nacionais e estrangeiras, mas a Sonangol avisa que só serão consideradas aquelas “que tenham sido assinadas e recebidas até à data indicada no programa de concurso público (16 de Outubro de 2020)”. Entretanto, os candidatos apurados terão depois, num segundo momento, de apresentar as propostas financeiras para a compra do imóvel, processo que irá decorrer até ao próximo dia 04 de Dezembro deste ano.

Para caução provisória, a Sonangol está a exigir 1milhão de dólares norte-americanos ou o contravalor em kwanzas à taxa de câmbio do Banco Nacional de Angola (BNA). Inaugurado em Dezembro de 2009, o Hotel de Convenções de Talatona (HCTA) foi a primeira unidade hoteleira de cinco estrelas a surgir emAngola, tendo a sua edificação implicado um investimento de mais de 200 milhões de dólares.

O empreendimento está integrado num complexo que incorpora também o Centro de Convenções de Talatona (CCTA) e 20 luxuosas vilas. A unidade hoteleira possui 201 quartos, dos quais 180 quartos de luxo e 21 suítes. Entre estas últimas existem 17 do tipo júnior, três de luxo e uma suite presidencial, sendo que todos os compartimentos estão equipados com alta tecnologia de climatização, segurança e comunicações.

Ainda no quadro do programa de privatizações de activos do Estado e de desinvestimento fora do seu “core business”, a Sonangol indicou igualmente o dia 16 deste mês, como a última data para que potenciais investidores remetam propostas para a compra do Hotel Florença, unidade com a categoria de três estrelas, localizada em Luanda.

O concurso para a compra do Hotel Florença, localizado no município de Talatona, está também aberto a entidades nacionais e estrangeiras, devendo a apresentação das propostas financeiras decorrer igualmente até 4 de Dezembro de 2020.Neste caso, em particular, como caução provisória, a Sonangol fixa 60 mil dólares norte-americanos ou o contravalor em kwanzas à taxa de câmbio do BNA. Além destes dois investimentos, a Sonangol abriu concurso para a venda de activos e participações no sector do turismo, depois de emJaneiro ter colocado no mercado seis empresas com sedes em Angola, Portugal, Estados Unidos e França.