3
1
PATROCINADO

Capacitação técnica deve ser prioridade para atingir o desenvolvimento industrial, afirma Victor Fernandes

Joaquina Dungue
4/5/2023
1
2
Foto:
DR

O ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, afirmou que o País deve se preocupar, em primeiro lugar, com a capacitação técnica do capital humano, para alcançar o desenvolvimento industrial.

Para o efeito, o governante adianta que deve haver maior aposta na juventude com formação adequada e criação de boas escolas técnicas.

Victor Fernandes falava na 9ª edição do “Diálogo sem Mediação”, denominado Café-CIPRA que abordou o tema "Relançamento da Indústria e o Fomento da Empregabilidade".

“Com a quantidade de jovens que temos, se quisermos, em menos de cinco anos temos uma massa crítica bem formada capaz de dar resposta ao desenvolvimento industrial”, disse.

Mas, continuou, a responsabilidade não é só do Governo, os empresários têm também que trazer soluções para juntos escolher o melhor caminho.

Questionado sobre o facto de muitas empresas estarem a operar com geradores, Victor Fernandes, em resposta, afirmou que o sector da energia tem apresentado um desenvolvimento extraordinário e que neste momento está quase a atingir a estabilidade.

“Quer do ponto de vista da produção como da distribuição, a energia está muito melhor do que estava há cinco anos, sustentou.

Hoje em dia, continuou, nas infraestruturas de desenvolvimento industriais vulgarmente conhecidos como polos industriais há energia. “No polo industrial de Viana e da Catumbela há energia”, garantiu.

“Se um investidor quiser, hoje mesmo, instalar a sua fábrica não é por falta de energia que não a instala. Agora se montar a indústria num sítio remoto onde não há infraestrutura de energia e só há ainda um rio e a água não foi canalizada, terá de assumir este custo”, aclarou o governante.

O ministro rematou que o grande tema para o desenvolvimento industrial não é a electicidade, mas sim o capital humano.