3
1

Catoca regista queda de 8% na produção diamantífera

A redução da produção resulta dos efeitos da Covid-19 na economia, factor que forçou a companhia a ter de dispensar mais de 70% da sua força de trabalho, indica a empresa.

1
2
Fotografia
:
DR

A Sociedade Mineira de Catoca produziu, durante o primeiro semestre de 2020, cerca de 3,4 milhões de quilates de diamantes, representando uma redução de 8% comparativamente ao período homólogo de 2019, anunciou esta quarta-feira, 29, em Saurimo, Lunda-Sul, o seu director-geral, Benedito Manuel.

A redução da produção, segundo o gestor, resulta dos efeitos da Covid-19 na economia, factor que forçou a empresa a dispensar mais de 70% da sua força de trabalho, para cumprir o isolamento social, bem como a paralisação da Central de Tratamento 1 e alguns equipamentos de grande porte.

“De lembrar que associa-se às dificuldades que o actual contexto impõe, em que se assiste o encerramento dos mercados internacionais de diamante e dos canais de fornecimento de materiais necessários à produção, bem como a redução da força de trabalho para 30%”, justificou, citado pela Angop.

Em relação ao tratamento de minério, Benendito Manuel disse que a maior diamantífera nacional tratou esse semestre cerca de 5,6 milhões de toneladas, menos 9% comparativamente aos números do período homólogo de 2019.

Relativamente à massa mineira, no período foi extraída 5,3 milhões metros cúbicos, menos 33% comparativamente ao primeiro semestre de 2019.

Benedito Manuel sublinhou, por outro lado, que embora a empresa esteja a trabalhar no quadro do "plano de crise", tem honrado os seus compromissos com o Estado, com os fornecedores, bem como as suas obrigações salariais com os trabalhadores, incluindo os mais de 70% que se encontram a cumprir o isolamento social nas suas residências.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado