3
1

Centro de Saúde de Cabo Ledo ganha sistema de energia solar

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e parceiros inauguraram, recentemente, no município de Quiçama, em Luanda, um sistema solar com capacidade para produzir 14 Kw.

1
2
Cláudio Gomes
Fotografia
:
DR
Cláudio Gomes

De acordo com um comunicado, recepcionado hoje, segunda-feira, 1 de Fevereiro, a instalação do sistema solar insere-se num projecto social de electrificação de centros de saúde que está ser levado a cabo em todo o país.

Com o projecto, a ANPG e os seus parceiros do Bloco 15/06 (a Eni Angola, a Sonangol P&P e SINOPEC) pretendem promover o uso das energias renováveis em prol da melhoria da qualidade e da disponibilidade dos serviços de saúde nas áreas abrangidas.

Para o gerente do Bloco 15/06, o sistema solar vai marcar uma diferença significativa na capacidade de atendimento da unidade de saúde.

Segundo Américo Nascimento, o sistema vai contribuir para que as comunidades disponham de infra-estruturas de saúde que as possam apoiar nos locais onde residem “é um dos desígnios do projecto que promove a utilização das energias renováveis”.

“A ANPG e os seus parceiros, designadamente as operadoras, mantêm-se firmes no apoio social contínuo que podem e devem fazer chegar aos cidadãos angolanos”, afirmou em representação da ANPG.

O director-geral da Eni Angola destacou, por sua vez, o facto de a instalação do sistema solar permitir o funcionamento do Centro de Saúde do Cabo Ledo 24 horas por dia. “Sabermos que com este contributo conjunto, esta localidade vai poder desfrutar diariamente dos cuidados de saúde de que necessita”, sublinhou Matteo Bacchini.

Citado no comunicado, o gestor disse que “sem acesso à saúde, energia e água é impossível ter qualidade de vida. Estas têm sido prioridades da Eni em Angola junto das comunidades com que mais interage”.

Informou que o projecto já beneficiou outras comunidades com mais oito sistemas solares semelhantes no âmbito do Projecto Social Integrado nas províncias do Namibe e da Huíla.

Integram o projecto de responsabilidade social a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG),na qualidade de Concessionária Nacional, a Eni Angola, operadora do Bloco 15/06, e os seus parceiros Sonangol P&P e SINOPEC.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado