3
1
PATROCINADO

Centros integrados de emprego e formação profissional foram inaugurados no Bengo, Cazenga e Talatona

Redacção_E&M
6/2/2023
1
2
Foto:

Os centros integrados de emprego e formação profissional foram recentemente inaugurados no Bengo, Cazenga e Talatona a fim de apoiar os angolanos na busca de oportunidades de emprego.

A reabilitação e apetrechamento dos centros com novos equipamentos e sistemas informáticos de gestão é um projecto do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), no âmbito do Programa de Revitalização, Expansão e Modernização dos Centros e Serviços de Emprego – PREMCSE, e a New Congnito, subsidiária do Grupo Mitrelli.

De acordo com uma nota de imprensa, além do apoio ao nível da integração no mercado de trabalho, os centros oferecem também formação e capacitação e cursos profissionalizantes, como costura, informática, electricidade, contabilidade informatizada.

O documento refere que a New Cognito actuou na melhoria das instalações, forneceu soluções de segurança CFTV, criação de áreas externas para formações técnicas de instalações eléctricas, poda de arvores, pinturas, criação de gabinetes de entrevistas e áreas de aconselhamento, e instalação de uma copa.

Os centros integrados de emprego e formação profissional, segundo a nota, são sobretudo procurados por jovens a partir dos 16 anos e adultos, tanto homens como mulheres, particularmente, portadores de deficiência.

A New Cognito tem actuado como parceira do MAPTSS na gestão e execução do Programa PREMCSE, criado para dar respostas a este desiderato, por meio de um leque de objectivos, acções e metas que passam pela organização e modernização das estruturas, não só em Luanda, mas também nas demais províncias do país, lê-se na nota.

“Ao abrigo do PREMCSE está prevista a abertura de centros em 17 províncias angolanas, e o programa prevê ainda o fornecimento de novos veículos, com vista a garantir condições de mobilidade para a equipa dos centros nas visitas às empresas e outras acções específicas”.

Os centros e serviços de emprego são actualmente desafiados a ter um papel mais integrado e agregador, com outras valências que congregam a promoção de assuntos relacionados com  temática do emprego e da formação profissional de jurisdição, em articulação com o tecido económico e social, segundo a nota de imprensa.

“Funções que se referem não só aos aspectos relativos ao ajustamento entre a oferta e procura de emprego e a formação, como também, às intervenções preventivas voltadas para o amortecimento social de situações de desemprego”, lê-se.

O emprego é um dos objectivos estratégicos a ser salvaguardado pelo Estado, através de uma acção concertada de políticas macroeconómicas, sectoriais e de desenvolvimento, de modo a constituir um instrumento efectivo de combate à pobreza e inclusão social.

A New Cognito, como parceira estratégica do MAPTSS, foi convidada a apresentar uma proposta de trabalho como solução para este desafio, o que permitirá que todas as províncias possam beneficiar da transformação digital que está a ser promovida através do uso dos sistemas informáticos que trarão mais celeridade ao atendimento dos utentes.