3
1
PATROCINADO

CEO da Cabship defende protecção das empresas de conteúdo local

Cláudio Gomes
24/10/2023
1
2
Foto:
Cedida pela fonte

O CEO e fundador da Cabinda Shipping Services afirmou que a diversificação da economia nacional passa pelo fortalecimento e promoção da competitividade do conteúdo local no sector do petróleo e gás.

João Filipe interveio recentemente, em Cabinda, na cerimónia de entrega do prémio do “Concurso Público Nacional Para Criação da Logomarca da Cabship 15 Anos”, testemunhado pela governadora provincial de Cabinda e seus auxiliares.

“As empresas indígenas locais precisam de ser priorizadas, e consequentemente, protegidas de maneira a criar empregos de qualidade para os jovens da nossa província (…)”, defendeu o gestor.

Citado numa nota consultado hoje pela Economia & Mercado, o também fundador da empresa fornecedora de bens e serviços disse que o conteúdo local é a inclusão económica, financeira, social e ambiental das empresas locais e comunidades onde a exploração de petróleo é feita.

“A Cabship é a prova de que é possível, e ainda vamos a tempo, de construir uma Angola melhor”, afirmou João Filipe.

Apoio institucional do governo

A governadora da província de Cabinda, Mara Baptista Quiosa, reconheceu o desempenho da Cabship, chamando a atenção para a contribuição da empresa na implementação das acções de conteúdo local nos 15 anos, com destaque para os programas de responsabilidade social.

Mara Baptista Quiosa - Governadora Provincial de Cabinda
“Estamos a falar de um operador do nosso mercado com uma vasta experiência em petróleo e gás membro reconhecido com mérito da Global Logistic Network, que conseguiu estender o seu alcance a mais de uma centena de escritórios desta rede em 125 países permitindo-lhes atender às necessidades de logística dos seus clientes em todo o mundo de maneira profissional e eficiente”, salientou, igualmente citada na nota.

Para a governante, a empresa é “um exemplo da postura e comprometimento com a sociedade que nós auguramos que seja seguido por outras instituições privadas, que aceitem conjugar o ganho económico e financeiro com a participação na melhoria das condições de vida dos cidadãos, pois a solidariedade constitui uma obrigação do tecido empresarial”.

Mara Quiosa garantiu, por isso, o apoio institucional do Governo da Província nas operações da empresa. “Não poderíamos terminar esta nossa intervenção, sem manifestarmos aqui e agora a disponibilidade total do Governo Provincial de Cabinda para prestar todo o apoio institucional à CABSHIP”, disse.

Da esquerda à direita, José Cohen e Mara Quiosa

Outorga do prémio

José Sequeira da Glória Cohen, de 26 anos, residente na província de Luanda, foi designado vencedor do “Concurso Público Nacional Para Criação da Logomarca da Cabship 15 Anos”, criado para envolver os jovens criativos angolanos ou residentes em Angola, e estimular a actividade artística na área visual.

O designer gráfico recebeu um computador IMAC 24" 4.5K M1 8CPU/8GPU 256GB SILVER, após aprovação de todos os membros do júri do concurso.

Reagindo ao reconhecimento da Cabship, o designer gráfico, que exerce a profissão há oito anos, disse que sempre acreditou nos frutos do trabalho.

Também citado no documento, José Cohen salientou que como ele, há muitos outros jovens com talento que esperam uma oportunidade.

Na abertura do concurso, a organização recebeu 202 inscrições, das quais 64 oriundas da província de Luanda, 30 foram desqualificadas por não cumprirem os requisitos, 24 passaram a segunda fase de avaliação e 10 qualificadas.

Da província de Cabinda, a organização recepcionou nove propostas, sete das quais desqualificadas por não cumprir os requisitos, e duas foram consideradas qualificadas.