3
1
PATROCINADO

CFL retoma transporte de gás para Malanje

José Zangui
20/9/2021
1
2
Foto:
DR

O Caminho-de-Ferro de Luanda (CFL) retomou a transportação de gás a granel para a província de Malanje, 30 anos depois.

Segundo uma nota de imprensa da empresa citada pela Angop, a composição tendo a cabeça uma locomotiva GE-C30-ACI transporta 440 metros cúbicos de gás, em 11 vagões cisternas, com capacidade de 40 mil litros cada um.
Segundo o CFL, o comboio partiu no domingo da estação dos Musseques em Luanda, às cinco horas, com destino a estação de Malanje.
"A última experiência significativa do transporte deste produto pelo Caminho-de-Ferro de Luanda remonta ao ano de 1988, tendo sido paralisado devido ao conflito armado”, lê-se na nota. Com a retoma deste serviço, o CFL prevê a realização regular deste tipo de comboio com uma periodicidade semanal.

Recentemente, à margem da apresentação e posse de uma nova administradora não-executiva do Caminho-de-Ferro de Luanda, o secretário de Estado para os Transportes Terrestres, Jorge Bengue, anunciou a intensificação dos trabalhos para o início da circulação das novas composições auto-motoras, destinadas ao transporte de passageiros e com capacidade de acomodar setecentos passageiros por viagem.

Na ocasião, foi anunciado que uma equipa conjunta constituída pelos Ministérios dos Transportes e das Finanças está a trabalhar para encontrar financiamento para reabilitar o problemático troço Zenza-Cacuso, 215 quilómetros que não foram reabilitados e que constituem o grande constrangimento para uma circulação eficiente e eficaz ao longo do corredor ferroviário de Malanje.