3
1
PATROCINADO

Cimangola muda estratégia para baixar preços

José Zangui
2/8/2021
1
2
Foto:

O preço do cimento em Angola, que de acordo com dados obtidos no mercado, situava-se, em 3 600 kwanzas, o saco de 50 quilos, já é, segundo Pedro Pinto, o mais baixo da região da SADC.

A Nova Cimangola decidiu substituir parcialmente ouso de gasóleo na geração de electricidade para as suas unidades de produção, introduzindo os Combustíveis Derivados de Resíduos (CDR).

O projecto aguarda agora autorização do governo no curto prazo e visa reduzir os custos com combustíveis de 3. 813 milhões para 1.915 milhões de kwanzas por ano.

O projecto foi anunciado ao Jornal de Angola, na sexta-feira, durante o 5ºSeminário da Indústria de Materiais de Construção, pelo director-geral da Nova Cimangola, Pedro Pinto, que destacou a operação como uma das alternativas que a companhia encontrou para reduzir os custos de produção e o preço do cimento no mercado nacional.



A fonte afirmou que a ideia projectada na Cimangola conta com o apoio institucional do Executivo e surge na sequência das constantes subidas do preço do cimento nas fábricas e nos mercados, deixando os clientes quase sem poder de compra para adquirir a principal matéria-prima da construção civil.

O preçodo cimento em Angola, que de acordo com dados obtidos no mercado, situava-se, em 3 600 kwanzas, o saco de 50 quilos, já é, segundo Pedro Pinto, o mais baixoda região da SADC.

O director-geral da Nova Cimangola afirmou que o país tem potencial, mas não tem capacidade para produzir resíduos sólidos em quantidades suficientes para abastecer e fazer arrancar o projecto, estando essa capacidade disponível em países europeus, mas a cimenteira quer envolver empresas angolanas que produzem resíduos para elevar o potencial da operação.

A Nova Cimangola comercializou, em Junho, 200 mil toneladas de cimento, uma redução de 50% face ao período homólogo de 2015.
Esta redução, segundo o director-geral, deve-se ao abrandamento da economia e à contracção da procura pelo sector da Construção Civil, algo relacionado com a perda do poder de compra das famílias e à quase paralisação de grande parte dos projectos de obras públicas e privadas que absorvem a maior parte da oferta de cimento.