3
1

CMC realiza Workshop de "imersão" ao mercado financeiro

Workshop Executivo aproxima Comissão do Mercado de Capitais (CMC) dos investidores e abre porta a que Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) se dê a conhecer.

1
2
Fotografia
:
DR

A Comissão do Mercado de Capitais realizou recentemente em Luanda, a segunda edição do Workshop Executivo. Um evento que se propõe servir de porta para o diálogo entre o regulador e os emitentes, como referiu a Presidente do Conselho de Administração da CMC, Maria Uini Baptista, que deu as boas vindas aos participantes.

Já a Secretária de Estado da Economia, Dalva Ringote reforçou a importância desta segunda edição do workshop já que acontece numa altura em que a economia nacional vai dando sinais de recuperação.

O evento teve três momentos de destaque. No primeiro, os prelectores Johny Soki, Director do Gabinete de Estudos e Estratégia da Comissão do Mercado de Capitais e Juceline Paquete, Sub-directora do Gabinete de Desenvolvimento do Mercado da Comissão do Mercado de Capitais, fizeram uma abordagem em torno das características e tendências dos mercados financeiros, na qual destacaram que deste o surgimento da primeira empresa cotada em bolsa, na Holanda, até os dias de hoje, houve uma natural mudança naquilo que é a bolsa e o mercado de capitais no seu todo.

No segundo momento, o quadro regulatório concentrou as atenções, e soube-se que, a aprovação de uma norma pode demorar de 36 a 47 semanas. Levantou-se ainda a discussão sobre a existência ou não de uma excessiva quantidade de Leis, pelo que, ficou claro que, pelo contrário, temos poucas e que no fim das contas, as normas protegem os investidores e não afastam.

Por fim, a Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), teve o seu momento, e na voz de Ricardo Matias, do gabinete de desenvolvimento soube-se que está agora a viver aquele que pode ser considerado o melhor momento, depois de uma verdadeira caminhada de avanços e conquistas até a Oferta Pública das acções (OPA) do BAI.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado