De acordo com uma nota AME Trade, o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (Mirempet) alegou "considerações técnicas" para justificar a decisão de alteração da data inicialmente agendada para 22 a 23 do mês e ano em curso.
Como se pode aferir no documento consultado hoje, quinta-feira, 15, pela Economia & Mercado, o Centro de Convenções Talatona (CCTA), em Luanda, vai acolher o evento que centrará a abordagem no tema "Recursos minerais: desenvolvimento, sustentabilidade e desafios".
A nota da AME Trade, empresa vocacionada no desenvolvimento comercial e investimentos através da organização de conferências e eventos, diz que o ministro dos Recursos Minerais e Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo, presidirá a cerimónia de abertura.
Entre outras, será explorada a “Visão de Angola para o Desenvolvimento Sustentável de Recursos Minerais”, sessão que revelará a postura de Angola em relação ao desenvolvimento dos recursos minerais e a sua dedicação no que toca à revitalização do sector mineiro, com o objectivo é promover a estabilidade e a transparência para incutir confiança nos investidores internacionais.
“A sessão perspicaz será moderada pelo secretário de Estado dos Recursos Minerais, Jânio da Rosa Corrêa Victor e ouvirá as principais empresas diamantíferas SODIAM E.P, ENDIAMA, bem como representantes da Agência Nacional de Recursos Minerais de Angola (ANRM) e da Associação da Indústria Mineira da África Austral (MIASA)", lê-se.
No certame serão divulgados tópicos como o “Estado actual da mineração em Angola”, que contará com pontos de vista d co-Presidente e Diretor da Lipari Diamond Mines Ltd, Luiz Bizzi; e da gerente geral da Minbos Resources e HM Granitos, Asareh Monsoori.
Como se pode ler, os investidores e intervenientes na indústria mineira de Angola participarão numa série de diversas sessões de mineração para discutir projectos estratégicos de desenvolvimento, parcerias e oportunidades de investimento em Angola que estão a impulsionar a inovação e práticas sustentáveis na indústria mineira.
“A Conferência e Exposição Internacional de Mineração de Angola 2023 está preparada para estabelecer novos recordes com um número impressionante de participantes e uma série de expositores, patrocinadores, palestrantes e países representados”, salientam.
Sondagens
Ao aproximar-se a data, as estatísticas preliminares mostram que serão esperados pelo menos 600 participantes com realce para profissionais da indústria, investidores, funcionários governamentais e inovadores. São também esperados cerca de 60 palestrantes, 13 expositores e sete países.