3
1
PATROCINADO

Conservação da Palanca Negra Gigante debatida em Luanda

José Zangui
9/11/2021
1
2
Foto:
DR

No workshop que terá lugar amanhã, os especialistas vão debater sobre as medidas de protecção, bem como analisar o estado actual de conservação da espécie rara, numa iniciativa da Fundação Kissama.

Ao abrigo do Despacho Presidencial nº 2/18 de 4 Janeiro, que cria o Comité Executivo para Acompanhamento e Reforço da Implementação das Medidas de Protecção e Conservação da Palanca Negra Gigante, nesta quarta-feira, 10 de Novembro, terá lugar um Workshop sobre o Estado Actual de Conservação da Palanca Negra Gigante.

Entre outros temas, de acordo com uma nota enviada pela Fundação Kissama, serão abordado temas relevantes sobre ameaças e constrangimentos vivenciados ao longo do ano 2021. O anúncio do lançamento data da campanha de captura prevista para o ano de 2022.

O documento refere ainda que durante o workshop serão apresentados números sobre o evoluir da população da palanca negra gigante (Hippotragus niger variani) no Parque Nacional da Cangandala e na Reserva Natural e Integral do Luando na província de Malanje. Serão também apresentados dados sobre as suas principais ameaças como a caça furtiva nas áreas da palanca e os esforços para a conservação desta espécie classificada como “criticamente em Perigo”.

A iniciativa é da Fundação Kissama, uma organização que promove a defesa, protecção, conservação, estudo, e investigação da fauna e flora angolana e promove acções que visam a preservação da biodiversidade de Angola.

Entre os prelectores estarão presentes o representante do Instituto Nacional da Biodiversidade e Conservação (INBC), representante da Exxon e ainda o Pedro Vaz Pinto, pela Fundação Kissama.