3
1
PATROCINADO

Construção do GAI custa mais 240 milhões de kwanzas aos cofres da ZEE

Cláudio Gomes
10/11/2021
1
2
Foto:
DR

A construção do Guiché de Apoio ao Investidor (GAI) custou aos cofres da Zona Económica Especial Luanda-Bengo (ZEE) 248 milhões de kwanzas, revelou António Henriques da Silva.

O presidente do Conselho de Administração (PCA) da ZEE disse que o montante custeou despesas inerentes a construção das obras, assim como o apetrechamento do empreendimento inaugurado hoje, quarta-feira, 10 de Novembro, pela secretaria de Estado da Economia, Dalva Ringote.

À margem do acto, que oficializou o funcionamento do empreendimento que congrega no mesmo espaço mais de 10 repartições e instituições prestadoras de serviços públicos importantes para actividade da empresas, o administrador disse que o GAI não vai apenas prestar apoio aos investidores com empresas instalados na ZEE. “Temos uma instalação muito grande, que pode apoiar o próprio Município de Viana”, disse, realçando o papel da complementaridade dos serviços disponibilizados.

O GAI conta com repartições do Ministério da Indústria, da Cultura, Turismo e Ambiente, da Administração Municipal de Viana, da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), do Guiche Único de Empresas, do Instituto Nacional de Segurança Social, dos Serviços de Migração Estrangeiro (SMS), da Empresa Nacional de Distribuição de Energia Electricidade (ENDE), e da Empresa Pública de Águas (EPAL).

De acordo com uma nota da ZEE, o empreendimento vai ajudar a “reduzir o tempo necessário para o acesso e resolução de assuntos referente à administração pública”, vai “contribuir para o aumento significativo do número de empresas sedeadas na ZEE”, vai também “alargar a produção interna e a exportação de bens gerados pela economia angolana”, bem como fará “crescer o investimento directo estrangeiro”.