3
1
PATROCINADO

Consumidores preferem produtos e serviços com selos de qualidade

Cláudio Gomes
12/10/2023
1
2
Foto:
DR

Os angolanos manifestaram o desejo de mudar o hábito de consumir produtos/serviços de marcas não premiadas ou sem selos de qualidade, aponta estudo da Consumer Choice.

Os resultados do estudo “O que pensam os angolanos sobre sistemas de avaliação de marcas", realizada de 22 a 26 de Setembro deste ano, pela Consumer Choice - Centro de Avaliação da Satisfação do Cliente - dá conta que 68% dos consumidores nacionais estariam dispostos a mudar a marca habitual para consumir outra que tenha prémios ou selos de qualidade.

De acordo com o estudo lançado recentemente em Luanda, numa escala de um a cinco, onde um significa “discordo totalmente” e cinco corresponde a “concordo totalmente”, apenas 15% não concordaram em mudar a marca habitual para outra que tenha prémios/selos de distinção.

Com base nos indicadores, foi lançada a Escolha do Consumidor Angola, que é um sistema de avaliação de marcas, produtos e serviços presente na Europa e Moçambique com o objectivo de empoderar o consumidor e a credibilizar as marcas através da preferência e avaliação dos consumidores mediante um selo de qualidade que credibiliza as marcas.

Segundo o CEO da Escolha do Consumidor Angola, Miguel Soares, o que se pretende  é ouvir o consumidor, perceber as preferências e passar informações às empresas que detêm as marcas que se distinguem. “É selo que as marcas podem utilizar quando elas são a escolha do consumidor”, disse.

Para cada categoria que traduz um bem ou um serviço que é comercializado no nosso mercado, salientou, é feito um estudo de mercado transparente, sério, credível, que percebe quais são as preferências dos consumidores.

De acordo com o CEO, depois de perceber os atributos, com base nos vários inquéritos, faz-se uma avaliação final que compará todas as marcas para que outras do mesmo sector de actividade percebam o que é que os consumidores valorizam realmente. “O que é que é mais importante para a tomada de decisão?”, perguntou Miguel Soares.

Preferência dos consumidores

O estudo da Consumer Choice - Centro de Avaliação da Satisfação do Cliente diz que 79% dos angolanos inquiridos afirmaram que produtos e serviços com algum tipo de prémio ou selo têm mais credibilidade, e apenas nove por cento discordou com a afirmação.

Para pelo menos 92% dos consumidores, é importante que os produtos e serviços sejam distinguidos pela qualidade. Sobre esta referência, o estudo adianta que apenas um por cento discorda da afirmação, porém, 82% confia mais em produtos e serviços com selos e prémios, enquanto apenas seis por cento discordou.

Segundo o documento consultado pela Economia & Mercado, o estudo diz também que para 85% das pessoas consideraram que os prémios e selos de qualidade são muito importantes ao escolher produtos e serviços e apenas seis por cento considerou pouco ou nada importante.

A Escolha do Consumidor Angola é um sistema de avaliação de marcas, produtos e serviços inovadores presente na Europa e Moçambique, além de Angola. Trata-se um sistema que está disponível para qualquer marca e qualquer categoria, não se restringindo a algumas categorias.