Os resultados do estudo “O que pensam os angolanos sobre sistemas de avaliação de marcas", realizada de 22 a 26 de Setembro deste ano, pela Consumer Choice - Centro de Avaliação da Satisfação do Cliente - dá conta que 68% dos consumidores nacionais estariam dispostos a mudar a marca habitual para consumir outra que tenha prémios ou selos de qualidade.
De acordo com o estudo lançado recentemente em Luanda, numa escala de um a cinco, onde um significa “discordo totalmente” e cinco corresponde a “concordo totalmente”, apenas 15% não concordaram em mudar a marca habitual para outra que tenha prémios/selos de distinção.
Com base nos indicadores, foi lançada a Escolha do Consumidor Angola, que é um sistema de avaliação de marcas, produtos e serviços presente na Europa e Moçambique com o objectivo de empoderar o consumidor e a credibilizar as marcas através da preferência e avaliação dos consumidores mediante um selo de qualidade que credibiliza as marcas.
Segundo o CEO da Escolha do Consumidor Angola, Miguel Soares, o que se pretende é ouvir o consumidor, perceber as preferências e passar informações às empresas que detêm as marcas que se distinguem. “É selo que as marcas podem utilizar quando elas são a escolha do consumidor”, disse.
Para cada categoria que traduz um bem ou um serviço que é comercializado no nosso mercado, salientou, é feito um estudo de mercado transparente, sério, credível, que percebe quais são as preferências dos consumidores.
De acordo com o CEO, depois de perceber os atributos, com base nos vários inquéritos, faz-se uma avaliação final que compará todas as marcas para que outras do mesmo sector de actividade percebam o que é que os consumidores valorizam realmente. “O que é que é mais importante para a tomada de decisão?”, perguntou Miguel Soares.
Preferência dos consumidores
O estudo da Consumer Choice - Centro de Avaliação da Satisfação do Cliente diz que 79% dos angolanos inquiridos afirmaram que produtos e serviços com algum tipo de prémio ou selo têm mais credibilidade, e apenas nove por cento discordou com a afirmação.
Para pelo menos 92% dos consumidores, é importante que os produtos e serviços sejam distinguidos pela qualidade. Sobre esta referência, o estudo adianta que apenas um por cento discorda da afirmação, porém, 82% confia mais em produtos e serviços com selos e prémios, enquanto apenas seis por cento discordou.
Segundo o documento consultado pela Economia & Mercado, o estudo diz também que para 85% das pessoas consideraram que os prémios e selos de qualidade são muito importantes ao escolher produtos e serviços e apenas seis por cento considerou pouco ou nada importante.
A Escolha do Consumidor Angola é um sistema de avaliação de marcas, produtos e serviços inovadores presente na Europa e Moçambique, além de Angola. Trata-se um sistema que está disponível para qualquer marca e qualquer categoria, não se restringindo a algumas categorias.