3
1

Covid-19: Bairro Hoji Ya Henda em cerca sanitária

A cerca sanitária abrange mais de três mil pessoas, sendo que 90 cidadãos moradores do bairro foram obrigados a cumprir a quarentena institucional.

1
2
Fotografia
:
DR

O bairro Hoji Ya Henda, no município do Cazenga, encontra-se, desde ontem, sob vigilância epidemiológica reforçada, com a implementação de uma cerca sanitária, em função do registo de cinco casos de transmissão local da Covid-19.

Segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, a cerca sanitária abrange mais de três mil pessoas, sendo que 90 cidadãos moradores do bairro foram obrigados a cumprir a quarentena institucional, nos centros Calumbro 1 e 2, bem como numa das unidades hoteleiras de Luanda.

A fonte justificou a medida afirmando que as autoridades sanitárias foram obrigadas a reforçar a capacidade da vigilância epidemiológica nessa circunscrição devido ao aumento do contágio local, provocado pelo chamado “Caso 31”, que tem a ver com um cidadão guineense, de 36 anos de idade, comerciante e residente no bairro Hoji Ya Henda, que veio de Portugal no voo DT-653, de 17 de Março de 2020, sem, no entanto, obedecer à quarentena domiciliar.

Entretanto, também existe o “Caso 26”, que já infectou 13 pessoas, sendo a maior parte membros da sua família.

O secretário de Estado da Saúde Pública, Franco Mufinda, informou, em conferência de imprensa, que Angola já começou a utilizar testes de Genexpert compatível à Covid-19 tendo igualmente informado que o Instituto Nacional de Investigação em Saúde (INIS) passou a ter dois laboratórios para testagem da Covid-19, com a instalação de mais um aparelho com capacidade de processar 16 amostras em 45 minutos.

Além do novo laboratório instalado no INIS, assegurou que, até quarta-feira (13), o Hospital Esperança também vai beneficiar de mais um aparelho, perfazendo um total de dois laboratórios com a mesma capacidade (16 amostras em 45 minutos).

O terceiro ponto para a testagem da Covid-19, com testes Genexpert, será no Hospital Sanatório de Luanda.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado