3
1

Covid-19: Mais de 63.000 casos confirmados em África, dos quais 2.290 resultaram em mortes

Apenas o Lesoto e a República Saarauí continuam sem notificar casos de covid-19.

1
2
Fotografia
:
DR

Até a manhã desta segunda-feira, África registou 63.293 casos positivos de Covid-19, numa altura em que com vários países do continente impõem uma série de medidas de prevenção e contenção contra a propagação da pandemia, enquanto outro aligeiram as restrições, como é o caso de Angola, que já vai na terceira prorrogação do Estado de Emergência.

Na última quinta-feira, sete de Maio, África superou a fasquia das 2000 vítimas mortais devido à Covid-19, em mais de 51 mil casos confirmados em 53 países do continente. Entretanto, de acordo com De acordo com os dados mais recentes da Universidade John Hopkins e do Centro Africano de Controlo de Doenças, o número de mortes subiu para 2.290 até esta manhã de segunda-feira, tendo-se registado mais de 21 mil recuperações.

A pandemia afecta 53 dos 55 países e territórios de África, com cinco países – África do Sul, Argélia, Egipto, Marrocos e Nigéria - a concentrarem cerca de metade das infecções pelo novo coronavírus e mais de dois terços das mortes associadas à doença. Apenas o Lesoto e a República Saarauí continuam sem notificar casos de covid-19.

Entre os países africanos lusófonos, a Guiné-Bissau é o que tem mais infecções, com 726 casos, incluindo o primeiro-ministro no poder e mais três membros do seu Governo, e dois mortos.

São Tomé e Príncipe tem 208 casos e quatro mortos e Cabo Verde regista 246 infecções e dois mortos. Moçambique conta com 91 doentes infectados e Angola tem 45 casos confirmados de covid-19 e dois mortos.

7