1

Crédito agrícola de campanha atenua carência de financiamento

Para atenuar a situação da carência de crédito à agricultura, o Governo tem gizado medidas de incrementação de empréstimos, em particular o Crédito Agrícola de Campanha, lançado em Junho de 2010.

1
2
Michel Pedro
Fotografia
:
Carlos Aguiar
Michel Pedro

A iniciativa envolve o Banco de Poupança e Crédito (BPC), o Banco de Comércio e Indústria (BCI), Banco Sol e o Banco Africano de Investimento de Investimento (BAI). Neste quadro, o BCI disponibilizaria, no período do anúncio, um montante máximo a ser concedido a cada camponês equivalente a 500 mil kwanzas. O crédito, de acordo com o banco, seria desembolsado em insumos agrícolas, não em dinheiro, e o pagamento seria feito pelo banco directamente ao fornecedor escolhido pelos camponês.

Já o Banco Sol disponibilizou, no ano passado, 177 mil milhões de kwanzas para financiar actividades do sector agrícola em todo o país. No âmbito do seu programa de microcréditos, a instituição trabalhou com cerca de mil famílias. 


Por sua vez, o Banco de Investimento Rural (BIR), criado a pensar na satisfação das necessidades do sector do agronegócio, é outra instituição que tem feito esforços para atender às necessidades da actividade agrícola. Em2017, o banco aprovou um volume de créditos superior a mil milhões de kwanzas, dos quais 662 milhões foram disponibilizados.

Leia mais na edição de Outubro de 2018.

Economia & Mercado - Quem lê, sabe mais!

7