3
1

Criação de empresa no GUE mais simplificada

Os custos para constituição de sociedades comerciais no Guiche Único de Empresas (GUE) serão reduzido, com a entrada em funcionamento da plataforma online, anunciou o director daquela instituição.

1
2
José Zangui
Fotografia
:
DR
José Zangui

O Guiché Único de Empresa (GUE) apresentou, na segunda-feira, 19, uma ferramenta tecnológica (portal www.gue.gov.ao) que, segundo o seu director-geral, Irineu Matamba vai permitir maior celeridade, entre 30 minutos a uma hora, para a constituição de uma sociedade comercial.

Em declarações a imprensa, o responsável acrescentou que é também objectivo da plataforma desafogar o guiché, embora haja ainda a possibilidade de se constituir empresa presencialmente, o que levará igual período de tempo, ou seja, entre 30 minutos a uma hora.

Irineu Matamba referiu existir actualmente 4.045 empresas constituídas de forma online, no anterior modelo, esperando com a entrada do portal um aumento substancial.

Em relação aos custos  Irineu Matamba  referiu  que actualmente para uma sociedade por quotas são cobrados 12 mil kwanzas, mas com o funcionamento do portal será reduzido a 11 mil kwanzas, enquanto as restantes empresas vêem reduzido o valor de 42 para 41 mil kwanzas. Os mil kwanzas descontados equivalem ao pagamento para publicação em Diário da República.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado