3
1
PATROCINADO

Cuemba e Alto Zambeze-Cazombo ligadas por voz e dados

Redacção_E&M
9/3/2023
1
2
Foto:
DR

As localidades de Cuemba, na província do Bié e Alto Zambeze-Cazombo, no Moxico, contam com os serviços de voz e dados da tecnologia 4G da telefonia móvel Unitel.

A conexão foi feita durante o mês de Fevereiro do ano em curso conforme uma nota da maior operadora de telefonia móvel do país. O documento consultada hoje, quinta-feira, 9, pela Economia & Mercado, dá ainda conta que os serviços 3G, 4G e 5G estão agora disponíveis em 453 localidades do país, permitindo a transmissão de voz e dados (navegação de sites, downloads e uso de aplicativos online com maior rapidez), sendo que o 4G, por exemplo, cobre todas as capitais e tem uma implantação de 70.1% nos Municípios e 28,8% nas comunas do país.

No mesmo período, refere a Unitel, a empresa reforçou as localidades de Kiwamba Nzongi, Massango e Cambundi Catembo, na província de Malanje, com a tecnologia 3G.

De acordo com a empresa angolana de telecomunicações, de Janeiro de 2022 a Janeiro de 2023, foi feita a extensão do sinal 5G às localidades e municípios do Kilamba Kiaxi, Sambizanga, Rangel, Talatona, Ingombota, Maianga, Belas e Cacuaco, província de Luanda.

A tecnologia 4G foi estendida em 88 municípios e localidades, nomeadamente Buco-Zau, Dinge, Cacongo, Massabi, Belize e Lema (Cabinda); Porto Amboim, Waku Kungo, Libolo e Amboim-Gabela e Condé (Cuanza Sul); Muxinda, Xá Muteba, Cuilo, Caungula, Xame Quelengue, Cassanguidi, Cuango e Chitotolo (Lunda Norte); Namacunde, Cahama, Santa-Clara, Nehone-Cafima e Ombadja – Xangongo (Cunene), lê-se na nota.

Igualmente, a Unitel informa que a rede 4G chegou a Chinjenje, Alto Hama, Chipipa, Cachiungo, Calenga, Longonjo, Ucuma, Ecunha, Londuimbale e Chicala Choloanga (Huambo); Tombwa e Bibala (Namibe); Golungo Alto, Ambaca-Camabatela, Cambambe, Lucala, Quiculungo, Bolongongo e Samba-Caju (Cuanza-Norte); Cacula, Chipindo, Caconda, Chibia e Chicomba (Huila); Luau, Camanongue, Bundas-Lumbala Nguimbo e Cameia-Lumege (Moxico).

Também, realça, os angolanos que residem no Musserra, Noqui e Cuimba no Zaire, e Cuíto Cuanavale (Cuando Cubango); Baia Farta, Balombo,  Biopio e Bocoio (Benguela); Mucari-Caculama, Cangandala e Calandula (Malanje); Quibocolo, Puri, Bungo, Pombo-Sanza Pombo, Auto Cauale-Cangola, Songo, Mucaba, Damba,  Dange-Quitexe, Vista Alegre e Nsosso (Uíge); Nharea, Catabola e Chitembo (Bié); Ambriz e Paredes (Bengo); Cassai e Muriege, Cacolo, Muconda e Dala (Lunda Sul).

Quanto a expansão da tecnologia 3G, informa que as localidades do Dirico, Calai, Cuangar, e Rivungo (Cuando Cubango); Luacano e Luchazes-Cangamba (Moxico); Dinge, em Cabinda; Lubalo, na Lunda-Norte; e Galangue, província da Huila.

“Ainda no mês de Fevereiro do corrente ano inaugurou em Cabinda o Sistema de Cabo Submarino Norte (UNSC), para permitir o fornecimento de serviços de telecomunicações móveis ou fixas de alto débito à província”, lê-se. É “um feito que muito orgulha, pois vai melhorar o acesso à Internet e aos serviços de comunicações empresariais domésticas e internacionais”, garante a Unitel na nota em referência.

Ao proporcionar uma rede capaz de suportar a transmissão de chamadas de Voz e Dados com qualidade, fiabilidade e velocidade de transmissão, a UNITEL tem sido um motor de desenvolvimento tecnológico em Angola.