3
1

Cuito Cuanavale. População beneficia de água potável

A população do município do Cuito Cuanavale, no Cuando Cubango, beneficia, desde o início de Junho de 2019, de um sistema de distribuição de água potável, anunciou, esta semana, a Owini.

1
2
Redacção
Redacção

O referido sistema de distribuição de água foi, segundo uma nota de imprensa chegada à redacção da Economia & Mercado, construído pela unidade de projectos de água do Grupo Mitrelli (Owini) no âmbito do Programa Água Para Todos, tutelado pelo do Governo Central.

O projecto que resulta de um consórcio com o Ministério da Energia e Águas (MINEA), foi inaugurado pelo secretário de Estado das Águas, Lucrécio Costa, sobre olhar atento da população daquele município, bem como das autoridades tradicionais e administrativas.

Ainda de acordo com o documento, o projecto contempla 50 sistemas de água, que serão instalados nas províncias de Malanje e Cuando Cubango sendo que neste momento estão concluídos 16 sistemas que fornecem água potável à mais de noventa chafarizes já foram construídos.

Até ao final do ano, espera-se, de acordo com o documento, que a empresa a Owini conclua mais 44 sistemas e, até o primeiro trimestre 2020, concluir mais seis.

Entre 2017 e 2019, a Owini cumpriu já com a implementação do projecto em várias regiões do nosso país, abrangendo 152 localidades das províncias de Cuanza Sul, Lunda Norte, Moxico, Uíge e Zaire, (Programa ÁguaPara Todos I) e outras 62 localidades nas províncias de Malanje (12) e Cuando-Cubango (50), no quadro da segunda fase do Programa Água Para Todos.

O documento salienta que as infra-estruturas do Programa Água Para Todos, construídas pela Owini, são construídas com recurso a mais moderna tecnologia actualmente existente, e que a empresa contratada suporta os custos de operação e manutenção dos sistemas durante um ano, contando com equipas de operadores locais para garantir a boa utilização dos sistemas.

7