1

Custos de contexto prejudicam investimentos

É notória a preocupação do Executivo angolano em melhorar a atractividade de Angola como destino do investimento privado, tanto nacional como estrangeiro.

1
2
Fotografia
:
Carlos Aguiar

Esta nota incide sobre os factores que mais prejudicam essa atractividade, nomeadamente os chamados custos de contexto, muito altos em algumas das suas dimensões.

Segundo uma definição geralmente aceite, os custos de contexto correspondem a efeitos negativos sobre a actividade das empresas decorrentes de regras, procedimentos e acções ou omissões e que não são imputáveis, nem à sua organização e nem mesmo ao negócio propriamente dito.

Os indicadores dos custos de contexto dependem naturalmente da realidade de cada país. Num quadro de estabilidade política e social, e fazendo analogia com outras realidades, identifico dez fontes geradoras de custo de contexto em Angola: (1) estabilidade macroeconómica; (2) licenciamento e certificação; (3) financiamento; (4) recursos humanos; (5) serviços de rede; (6) sistema legal e segurança jurídica; (7) sistema tributário; (8) segurança interna; (9) sistema viário e de transportes; (10)cargas administrativa.

Melhorar e estabilizar o quadro macroeconómico é a condição essencial para atrair investimento privado. Uma inflação a dois dígitos e um mercado cambial ausente ou ineficiente não ajudam. O preço do dinheiro também não ajuda. Taxas de juros a dois dígitos inviabilizam qualquer negócio de longa maturação. É preciso reposicionar a actividade bancária, deixando o Estado de ser o principal destino do crédito bancário.

Leia mais na edição de Outubro de 2018.

Economia & Mercado - Quem lê, sabe mais!

7