3
1
PATROCINADO

Depois das Telecomunicações, José da Rocha ‘assume’ governo do Uíge

António Nogueira
23/10/2020
1
2
Foto:
DR

O cargo vinha sendo ocupado, interinamente, por Maria Cavungo, vice-governadora para o sector político, social e económico, designada na sequência da morte do governador Sérgio Luther Rescova.

O antigo ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, que exerceu o cargo durante 12 anos (2008/2020), foi nomeado esta quinta-feira, 22, pelo Presidente da República, João Lourenço, como o novo governador da província do Uíge, em substituição do malogrado Sérgio Luther Rescova Joaquim, falecido no passado dia 09 de Outubro, vítima de doença.

Mestre em Electrónica e Telecomunicações, pela Universidade Agostinho Neto, José Carvalho da Rocha exercia, antes do actual cargo, a função de deputado à Assembleia Nacional pelo círculo nacional do partido no poder, o MPLA, integrando a 2.ª Comissão que responde por sectores como o da Defesa, Segurança, Ordem Interna, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.

O também docente universitário tomou posse como deputado no dia 20 de Maio de 2020, sensivelmente seis semanas depois de ter sido exonerado, pelo Presidente da República, como titular da pasta das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, cargo actualmente assumido por Manuel Homem, seu ex-secretário de Estado, enquanto ministro.  

Descrito como um ‘ excelente’ professor nas áreas da Física e Língua Portuguesa, o consulado de Carvalho da Rocha, enquanto ministro, ficou a dada altura beliscado pelo fracasso do projecto Angosat-1, aquele que seria o primeiro satélite de comunicações de Angola.

O Angosat-1, que começou a ser construído no final de 2012, ainda chegou a ser lançado com sucesso ao espaço no dia 26 de Dezembro de 2017, por meio de um veículo Zenit-3F/Fregat-SB, a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Só que tão logo entrou em órbita, houve perda primária de contacto, tendo havido ainda por alguns instantes a recuperação com as comunicações que, no entanto logo perderam-se novamente até à presente data.

Nascido em Luanda, a 30 de Março de 1964, José Carvalho da Rocha licenciou-se em Física, na especialidade de Electrónica, pela Universidade Agostinho Neto. No início da sua carreira, desempenhou várias vezes a função de docente. Em 1993, assumiu a direcção do Instituto Nacional de Telecomunicações (ITEL), tendo, mais tarde, desempenhado, em simultâneo, a função de coordenador da Comissão de Implementação do Instituto Superior para as Tecnologias de Informação e Comunicação (ISUTIC) e da Comissão de Implementação do Projecto ITELNET.