3
1
PATROCINADO

Depois de dezoito anos, Executivo aprova nova roupagem para o BDA

Sebastião Garricha
5/6/2024
1
2
Foto:
DR

O BDA é uma instituição financeira pública criada ao abrigo do Decreto do Conselho de Ministros 37/06, de 7 de Julho de 2006, com o objectivo de apoiar o crescimento económico sustentado do País.

Depois de 18 anos, altura que se ‘criou’ o Banco de Desenvolvimento de Angola - E.P (BDA), ao abrigo do Decreto 37/06, de 7 de Julho de 2006, do Conselho de Ministros, a instituição financeira vai passar para a forma de Sociedade Anónima, de capitais exclusivamente públicos, e a reger-se pela Lei das sociedades comerciais.

De acordo com um comunicado de imprensa, a transformação do Banco de Desenvolvimento de Angola em Sociedade Comercial Anónima (BDA, SA.) é uma acção que se enquadra no Roteiro para a Reforma do Sector Empresarial Público e funda-se na necessidade de se imprimir um modelo de gestão e de governação corporativa que garanta maior rentabilização e eficiência.

Desde a sua criação, a instituição está orientado para o aumento da riqueza nacional, a melhoria contínua do bem-estar das populações e a construção e consolidação da economia do País, constituindo-se num instrumento privilegiado para o financiamento do desenvolvimento da economia nacional à luz do Programa de Desenvolvimento Económico e Social do Governo e da Estratégia Nacional de Desenvolvimento de Longo Prazo.

Sem prejuízo do apoio a empreendimentos de interesse nacional a cargo do sector público, o BDA desenvolve preferencialmente as suas actividades tendo como objectivo o estímulo da iniciativa privada, visando nomeadamente a dotação de bens e equipamentos, a capacitação e o acesso a novas tecnologias necessárias para a actividade produtiva das pequenas, médias e grandes empresas.

Aliás, foi premiado como o melhor Banco de Desenvolvimento de África, na mais recente edição da revista inglesa International Banker Magazine, publicada a 27 de Maio último.