3
1

Descoberto o 29º diamante de mais de 100 quilates no Lulo

Redacção_E&M
1
2
Foto:
DR

O recém-descoberto diamante branco, de 131 quilates, foi encontrado no bloco 19 do Lulo, a 13 de Setembro do corrente ano, depois da extracção de um diamante de 160 quilates no dia 2 do mesmo mês.

Um diamante de 131 quilates foi descoberto na mina do Lulo, situada na Província da Lunda Norte, segundo o comunicado da Endiama que chegou à nossa redacção.

Trata-se de um diamante branco, de tipo 2-A, que é já o 29º de mais de 100 quilates extraído no Lulo desde o início das operações, e o 4º de mais de 100 quilates recuperado em 2022.

O recém-descoberto diamante branco, de 131 quilates, foi encontrado no bloco 19 do Lulo, no dia 13 de Setembro do corrente ano, depois de no passado dia 2 de Setembro ter sido anunciada a extracção de um diamante de 160 quilates na mesma mina. A mina aluvionar do Lulo é operada pela Sociedade Mineira do Lulo, constituída pelas empresas angolanas Endiama (32%) e Rosas & Pétalas (28%), bem como pela australiana Lucapa Diamond (40%).

Em reacção à ocorrência, o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, salientou que Angola provou, uma vez mais, o seu enorme potencial diamantífero. “Estou absolutamente convencido de que com descobertas desta natureza estaremos, nos próximos tempos, entre os maiores produtores de diamantes do mundo. Da parte do Ministério as empresas poderão sempre contar com todo o apoio institucional para garantir o bom desempenho das suas operações”, encorajou.