3
1

Detectados pensionistas sem processos individuais

O ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria admitiu a existência de pensionistas com processos incompletos e outros sem processos, a receberem pensões indevidamente.

1
2
Redacção_E&M
Fotografia
:
DR
Redacção_E&M

A informação foi avançada por João Ernesto dos Santos “Liberdade”, que falava no II Conselho Consultivo do Ministério dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, realizado recentemente, em Cacuaco, onde referiu que durante a primeira etapa do recadastramento e prova de vida dos pensionistas foi possível constatar as irregularidades existentes no sector.

De acordo com o Jornal de Angola, que cita o governante, a prova de vida permitiu verificar a existência de pensionistas com processos individuais incompletos e de outros que, mesmo sem processos individuais constituídos, estão inseridos no sistema, beneficiando indevidamente do pagamento de pensões. 

A primeira fase do processo de recadastramento e prova de vida, escreve o jornal,  decorreu no mês de Setembro nas províncias do Cuanza-Norte, Lunda-Norte, Lunda-Sul, Malanje e Moxico.

Durante o encontro, os participantes avaliaram o desempenho de 2019, reapreciaram a proposta da Política Nacional do Antigo Combatente e do Veterano da Pátria e abordaram o processo de cadastramento e prova de vida.

O Plano de Actividades para 2020, alinhado ao Plano Nacional de Desenvolvimento 2018-2022, assim como a apresentação da Base de Dados do Sistema Nacional de Recenseamento e Controlo estiveram igualmente em análise. O Executivo está empenhado em reoganizar o sistema de pensões dos Antigos Combatentes.

7