3
1
PATROCINADO

Deutsche Bank com novo valor de contrato

Cláudio Gomes
18/5/2021
1
2
Foto:
DR

O acesso à Linha de Crédito do Deutsche Bank está agora reduzida a um valor mínimo de contrato de importação de cinco milhões de euros, contra os anteriores dez milhões de euros.

A alteração do montante foi acordada durante a visita do Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, à Angola, em Abril deste ano, e foi recentemente oficializada.

Segundo uma nota de imprensa, a que a Angop teve acesso, os representantes do Deutsche Bank (Espanha) mantiveram um encontro com a equipa económica do Governo de Angola e com o empresariado nacional, onde foram analisadas as possibilidades de tornar a linha de financiamento mais acessível.

Os termos da negociação, escreve a agência nacional de notícias, nesta primeira fase, tornam-se elegíveis a financiamento com o valor mínimo de cinco milhões de euros, apenas contratos de importação provenientes de Espanha, com a possibilidade de inclusão de outros países como Alemanha e Itália.

Entretanto, refere o documento citado pela Angop, o valor mínimo dos contratos para os restantes países mantém-se em dez milhões de euros conforme o estipulado inicialmente.

De acordo com a Angop, a linha tem como objectivo promover e apoiar o sector privado angolano na importação de equipamentos, bens ou serviços imprescindíveis a implementação de projectos de investimento, sendo que a mesma financia Contratos de Exportação/Importação para fornecimento de equipamentos, bens ou serviços (para projectos); Realização de Projectos Chave na Mão/Turnkey Contracts/EPC Agreements, Prémios de Seguros de Crédito (Aplicáveis para financiamentos com cobertura de ECA's*); e Honorários ou Despesas inerentes aos contratos de Importação/Exportação.

Assim sendo, integram o leque de sectores prioritários financiados pela linha: agricultura, pecuária, agro-indústria, pesca, indústria Transformadora e indústria mineira.

Entre as vantagens desta linha de crédito consta a disponibilidade de moeda estrangeira para a importação, o reembolso do valor do crédito concedido é efectuado em moeda nacional (Kwanza) ao câmbio do dia da contratualização da operação, sem alterações cambiais, a realização de desembolsos por meio de pagamentos directos ao exportador pelo DB, pressupondo economia de tempo e redução de custos ao promotor; e a realização de reembolsos semestrais.

A linha de crédito do Deutsche Bank, que resulta de uma solução de concessão de crédito à importação/exportação, criada no âmbito de um acordo celebrado entre o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), o Deutsche Bank (DB-sucursal espanhola), e o Governo de Angola representado pelo Ministério das Finanças como garante, disponibiliza um valor global de mil milhões de euros.