3
1
PATROCINADO

DP World Luanda triplica produtividade no terminal multiusos

Cláudio Gomes
26/10/2021
1
2
Foto:
DR

A empresa que detém a concessão para a exploração e gestão do Terminal Multiusos do Porto de Luanda triplicou, em apenas sete meses, a sua produtividade, informou, a empresa, em comunicado.

O Terminal Multiusos do Porto de Luanda tornou-se no primeiro e único do país a receber, em simultâneo, duas embarcações de grande porte, assim como a fazer o desembarque e o tratamento logísticos das duas cargas, de acordo com o documento recepcionado hoje pela Economia & Mercado.

A DP Word Luanda informou, que o terminal do Porto de Luanda recebeu, também, o navio porta-contentores MV Polonia, da transportadora Hapag Lloyd. Durante o manuseio da carga em referência, conforme dá conta o comunicado, atingiu-se “um record de produtividade operacional de 46 movimentos de trabalho por hora (WBMPH), em comparação com os 13,05 alcançados na 10ª semana de operação”.

No mesmo período, lê-se ainda, foi manuseada a carga da embarcação Nile Dutch Breda, tendo a equipa do Terminal Multiusos “atingido a maior produtividade de guindaste até ao momento de 18,5 movimentos brutos por hora (GMPH)”.

Segundo o CEO da empresa, que no início da actividade anunciou um investimento de 190 milhões de dólares para modernizar e melhorar o terminal, os indicadores já alcançados “vão continuar a melhorar”.

De acordo com Paco Pinzon, trata-se de “um progresso significativo no nível da eficiência das nossas operações, bem como na modernização e no desenvolvimento do terminal”, considerando apenas os resultados alcançados em sete meses de operação.

“Ao triplicarmos a eficiência operacional, dinamizámos sobremaneira as operações no Terminal Multiusos e reforçámos a posição do Porto de Luanda em África”, realçou, salientando que os resultados significam que “nos próximos meses” a empresa vai trabalhar “mais e melhor”, para o bem do desenvolvimento do sector portuário angolano e para a boa reputação das suas infra-estruturas”.

Nos últimos sete meses, refere o documento, a DP World Luanda disponibilizou um programa de formação e desenvolvimento aos seus funcionários,tendo instalado novos equipamentos e implementado novos processos de trabalho e de gestão do terminal.

Para melhorar a sua capacidade operativa, bem como os processos de gestão portuária, a empresa adquiriu 30 novos tractores de estaleiro, quatro novos espalhadores automáticos de contentores, quatro novos guindastes móveis, além de ter melhorado o sistema de iluminação ao longo do cais e do pátio central.

Os investimentos inicialmente aplicados, conforme pode-se ler, “contribuíram decisivamente” para a melhoria da eficiência operacional do Terminal Multiusos do Porto de Luanda.

Recorde-se, que no dia 1 de Março deste ano, foi concedida à multinacional DP World a concessão para exploração e gestão do Terminal Multiusos (TM) do Porto de Luanda, pelo período de 20 anos. Na data de adjudicação foi anunciado um investimento de 190 milhões de dólares para modernizar e melhorar o terminal, o qual tem vindo a ser realizado.