3
1
PATROCINADO

DP World vai investir 190 milhões de dólares na modernização do porto de Luanda

José Zangui
25/1/2021
1
2
Foto:
DR

Com base no acordo assinado, hoje, em Luanda, a DP World vai investir nos próximos 20 anos, 190 milhões na modernização, renovação das infra-estruturas e na manutenção dos postos de trabalho.

O Porto de Luanda e a Dubai Ports World ( DP World), empresa vocacionada no fornecimenento de soluções logísticas assinaram, na manhã de hoje, um contrato de concessão de exploração do Terminal Multiuso do Porto de Luanda para um período de 20 anos.

A assinatura do acordo decorreu no seguimento de um concurso internacional, em que concorreram cinco empresas, em que a DP World foi seleccionada pela comissão de avaliação, constituída, pelo Ministério dos Transportes, por corresponder com as expectativas do governo angolano, baseadas no Plano Desenvolvimento Nacional, conforme justificou o ministro dos Transportes Ricardo Veiga D´Abreu.  

Foram signatários do contrato, o Presidente do Conselho de Administração do Porto de Luanda, Alberto António Bengue e o CEO da DP World, Sultan Ahamed Bin Sulayem.

Com base no acordo, a DP World, vai investir nos próximos 20 anos, 190 milhões, na modernização do porto, renovação das infra-estruturas e na sua eficácia no funcionamento.

Ao longo dos 20 anos, a DP world efectuará pagamentos ao governo angolano na ordem de 1. 000 milhões  de dólares pela exploração do Porto, dos quais, 150 milhões foram pagos já a data da assinatura do contrato, 25 de Janeiro de 2021.

Em declarações a imprensa, o Presidente do Conselho de Administração da DP  World, Sultan Ahamed Bin Sulayem,  disse estar “ muito satisfeito por ter assinado o contrato de concessão”.

Para o CEO da empresa, a entrada em Angola e o investimento planeado, reflete a crença dos accionistas da empresa no potencial crescimento económico de Angola.

O contrato prevê a manutenção dos postos de trabalho, afecto ao terminal e a implementação de um plano de treinamento e formação dos mesmos.

Por sua vez, o ministro dos transportes Ricardo Veigas D´Abreu, considerou que o subsector marítimo-portuário “é fundamental para a diversificação da economia do país e que o seu desempenho satisfatório depender, em algum grau, do comportamento das administrações dos portos”.

Notar que, a Dubai Ports World é uma multinacional de logística dos Emirados, com sede em Dubai, especializada em logística de cargas, operações de terminais portuárias, serviços marítimos e zonas francas.

A empresa foi formada em 2005, pela fusão da Dubai Ports Authrity, com a Dubai Ports Internaticional.