3
1
PATROCINADO

“É importante ter condições efectivas de realização de estudos e diagnósticos dos solos”, considera Bonifácio Sessa

Isabel Bernardo
21/5/2021
1
2
Foto:
Carlos Aguiar

O director do Gabinete de Fiscalização de Projectos do BDA considerou, esta semana, em Luanda, ser imperioso a realização de estudos de análises de solos visando uma produção de qualidade.

Durante a sua intervenção no segundo painel de debate promovido pela Revista Economia & Mercado (Conferência E&M), que abordou o tema “Agricultura - Produção nacional versus importação. Que caminhos?”, o responsável disse que o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) sempre promoveu estudos e diagnósticos específicos de cadeias de valor e cadeias produtivas.

“É importante que se encontre condições de realização de estudos de análise de solos, sendo que para o sector familiar é um pouco complexo, mas os programas de fomento e de apoio a este sector devem acautelar essa situação”, explicou Bonifácio Sessa aquando debatia sobre “O fomento da produção Nacional” na conferência E&M sob o tema.  

A consolidação de processos é outra preocupação do BDA pelo que, o director do Gabinete de Fiscalização de Projectos do banco lamenta o facto de assistir "produtores empresariais com projectos de raiz a quererem começar uma exploração acima de 100 hectares, sem consolidar o processo de uma determinada área agrícola”.

Explicou também que o BDA se baseia muito no histórico da zona a ser produzida, o que é mais importante nesse processo.

“As coisas mudam, as chuvas, as variações morfológicas, mudanças tecnológicas, as coisas mudam todos os dias, mas a maior parte dos nossos estudos e documentos recebidos para a analise, tem o histórico como ferramenta principal, mas a consolidação dos processos, e estudos é muito importante”.

O director do Gabinete de Fiscalização de Projectos do BDA deixou o apelo para que se “Reactive fortemente as nossas instituições de investigação, maior investimento na educação, nos institutos técnicos de agricultura, até na própria universidade, pois temos que investir na consolidação dos processos através da investigação de forma gradual”.