O futuro político, económico e social do país mais populoso do continente africano será decidido amanhã por 94 milhões de eleitores. Na corrida pelo cadeirão estão 18 candidatos para substituir Muhammadu Buhari, de 80 anos, que liderou por dois mandatos, de acordo com a Rádio França Internacional (RFI).
Segundo a RFI, os apontados como favoritos neste pleito são Bola Tinubu, do Partido no poder “All Progressives Congress (APC)”; Atiku Abubakar, do principal partido na oposição (People's Democratic Party); e por fim Peter Obi, do Partido dos Trabalhadores (Labour Party).
Segundo o órgão, a Nigéria encontra-se numa situação económica complicada e com uma considerável taxa de desemprego, que afecta sobretudo os jovens na ordem dos 42,5% conforme dados do Instituto Nacional de Estatísticas citados.
Os jovens representam 27% dos eleitores inscritos para o pleito agendado para amanhã, sendo que estes eleitores será decisivos na escolha do futuro Presidente da República.
A RFI informa que além do desemprego acentuado, outro problema patente na Nigéria é a falta de liquidez. Por exemplo, conforme lê-se no artigo, publicado hoje, em Outubro do ano passado , o banco central decidiu introduzir novas notas, mas o processo está a correr mal e as pessoas aguardam muitas horas para levantar dinheiro.
Em actualização…