Os terminais de pagamento automático (TPA) passam a ter uma funcionalidade que permite fazer compras com recurso à leitura do código QR gerado no terminal, dispensando (desta forma) o cartão MULTICAIXA físico, informou recentemente a Empresa Interbancária de Serviços (EMIS).
Para utilizar o meio de pagamento (quando for a uma loja), explica a EMIS, o operador deve inserir o montante no TPA, o utente abre o MCX Express, pressiona o botão ‘COMPRAS’, aponta a câmara do telemóvel para o código QR que aparece no terminal, valida a compra e a operação é feita.
O método de pagamento, segundo ainda a EMIS, é mais seguro porque evita a exposição do cartão físico, evitando a troca, roubo e furto. “Os telemóveis dispõem de outra forma segura de autenticação (biometria).
A nova modalidade de pagamento automático, explicou, está alinhada com as práticas sustentáveis, visto que reduz o desgaste do cartão físico, assim como contribui para menor utilização de plástico.
Face à introdução da nova solução, os TPA estão a ser actualizados para aceitar a nova modalidade de pagamento em qualquer lugar, “sendo que 40% (mais de 50 mil) do parque da Rede já suporta esta funcionalidade”.
Um dos objectivos do lançamento da MCX Express consiste na desmaterialização do cartão de pagamento, aclarou a EMIS que diariamente (disse) processar, na Rede MULTICAIXA, mais de 8,5 milhões de operações financeiras, num universo de 3 mil 800 caixa automáticas, 190 mil TPA e em pelo menos um milhão 300 utilizadores do MCX Express.