3
1

ENBI é a nova empresa do Estado que vai tratar dos bilhetes para transportes públicos

A nova empresa pública vai emitir passes sociais de transportes públicos subsidiados para crianças, estudantes, jovens, pessoas com necessidades especiais, idosos e veteranos da pátria.

1
2
Domingos Amaro
Fotografia
:
DR
Domingos Amaro

O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) apresentou, esta semana, a nova empresa do sector empresarial público, segundo uma nota de deliberação da instituição.

Trata-se da Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI), que será responsável em implementar e gerir o sistema nacional de bilhética para passes sociais e regulares dos transportes públicos colectivos de passageiros.

Henda Esandju Inglês assume a presidência do Conselho de Administração (PCA) da nova empresa, coadjuvado pelo presidente da Comissão Executiva, Mário Nsigui Pedro, e por mais três administradores.      

De acordo com a nota do IGAPE, a que a E&M teve acesso, o Sistema Nacional de Bilhética é um mecanismo integrado de cadastramento, presencial ou online, dos passageiros de transportes públicos colectivos, para emissão de passes sociais subsidiados, para crianças, estudantes, jovens, pessoas com necessidades especiais, cidadãos de terceira idade e veteranos da pátria, e passes regulares, para o público em geral.

“Como benefícios associados ao funcionamento desse novo sistema, destaca-se a dinamização das politicas sociais, maior facilidade e fluidez no embarque de passageiros, alargamento da rede de venda de bilhetes e tarifas electrónicas, com novos canais de venda online e centrais de atendimento”, lê-se na nota.

A apresentação da empresa teve lugar no Ministério das Finanças e contou com a presença do Secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel Santos, Secretária de Estado para o Orçamento e Investimento Público, Aia-Eza da Silva, Secretário de Estado para os Transportes Terrestres, Jorge Bengue Calumbo, Vice-Governador da Província de Luanda para o Sector Económico, Lino Quienda Mateus Sebastião e o Administrador Executivo do IGAPE, Raimundo Santa Rosa.

7