3
1
PATROCINADO

Endiama produziu mais de 6 milhões de diamantes até Setembro

Cláudio Gomes
4/11/2021
1
2
Foto:
DR

No total, a empresa mineira produziu sete milhões dos cerca de 9.100.000 quilates de diamantes fixados no seu plano de produção para 2021, informou, esta semana, em Luanda, José Manuel Ganga Júnior.

O volume reflete a produção de quilates de diamantes produzidos de Janeiro a Setembro deste ano, que de acordo com o presidente do Conselho de Administração da empresa pública vocacionada ao exercício da prospecção, reconhecimento, exploração de diamantes, continua a trabalhar para cumprir o objectivo fixado.

Durante a sua intervenção na apresentação oficial da 1ª Primeira Conferência Internacional de Diamantes de Angola (AIDC), promovida pelo Ministério dos Recursos Mineiras, Petróleo e Gás, José Manuel Ganga Júnior disse que não obstante as adversidades que obrigaram a empresa a reduzir algumas operações mineiras, conseguiram "resistir" as intemperies provocadas pela pandemia da Covid-19.

"Todas as empresas de mineração de diamantes estão a trabalhar e gradualmente têm estado a aumentar o volume de actividade”, disse, anunciando que ainda este ano, a empresa lançou mais dois novos projectos mineiros.

Segundo o PCA da Endiama, a empresa está a trabalhar não só para melhorar os projectos que hoje funcionam com alguma debilidade como são os casos do antigo Luó e Camutue, como também conseguiu restrutura-los. “Já estão numa fase de crescimento. Portanto, pensamos que vamos cumprir o nosso programa de actividades e o programa de produção muito concretamente”, assegurou o PCA da empresa

A 1ª Conferência Internacional de Diamantes de Angola (AIDC) terá lugar no Pólo de Desenvolvimento Diamantíferona instalado na cidade mineira do Saurimo, província da Lunda Sul, de 25 a 26 de Novembro do ano em curso. De acordo com a organização, o evento visa promover o diamante angolano considerando a sua importânica estratégica para diversificação da economia nacional.