3
1

ENSA, ARSEG e AIPEX têm novos conselhos de administração

O Presidente da República nomeou esta semana novos Conselhos de Administração da ENSA, da ARSEG e da AIPEX – Agência de Investimento e Promoção de Exportações.

1
2
Redacção_E&M
Fotografia
:
DR
Redacção_E&M

De acordo com uma nota de imprensa da Casa Civil do Presidente da República, citada pela Angop, João Lourenço exonerou o Conselho de Administração do Grupo ENSA-Empresa Pública, antes presidido por Manuel Joaquim Gonçalves.

Nestes termos, o Chefe de Estado exonerou também Manuel José Gonçalves Botelho, António Sebastião, Domingos Pedro e António Gaspar Cosme, dos cargos de administradores.

Em seu lugar, o Presidente da República nomeou um novo Conselho de Administração liderado por Carlos Arménio de Almeida Duarte, tendo como administradores Amália Quintão Barbosa, Matilde do Rosário Mutango Guebe, Ildo Mateus do Nascimento e Mário João Mota Lemos.

Foram igualmente exonerados os integrantes do Conselho de Administração da ARSEG, nomeadamente o seu presidente, Aguinaldo Jaime, e os administradores Maria Carlota de Jesus Van-Dúnem Sungo Amaral e Silva, bem como Jesus Manuel Teixeira.

Neste sentido, o novo Conselho de Administração da ARSEG passa a ser liderado por Elmer Vivaldo de Sousa Serrão, e os administradores, Filomena Rossana Miguel Airosa Manjata e Jardel Silvério Duarte.

O documento da Casa Civil do Presidente da República faz menção de alterações operadas, igualmente, no Conselho de Administração da Comissão de Mercado de Capitais (CMC), com a exoneração dos administradores-executivos Ottoniel Lobo Carvalho dos Santos e Elmer Vivaldo de Sousa Serrão, que foram substituídos por Felinto de Sousa Bravo Soares e Edna Augusta dos Santos Nunda Barbosa de Mascarenhas.

João Lourenço exonerou também hoje Licínio de Freitas Vaz Contreiras, do cargo de Presidente do Conselho de Administração da Agência de Investimento e Promoção de Exportações (AIPEX), tendo nomeando em sua substituição António da Ressurreição Henriques da Silva.

Dalva Maurício Calombe Ringote Allen e Carlos Cépura Neto André foram igualmente exonerados dos cargos de Administradores Executivos da Sociedade de Desenvolvimento da Zona Económica Especial Luanda-Bengo, e nomeados, em seu lugar, Sebastião Lourenço Félix Cambanza e Carla Hermínia Gonçalves Nganga Silvestre.

Noutros decretos, lê-se na notícia publicada pela ANGOP, o Presidente da República exonerou também António Joaquim da Cruz Lima, do cargo de Secretário de Estado para o Sector da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, tendo nomeado em sua substituição Carlos Antão Fernandes Borges.

Foram igualmente exonerados Sara Luísa Mateus e Bento Francisco Xavier dos cargos de vice-governadores da província do Cuando Cubango para os sectores Político, Social e Económico e Serviços Técnicos e Infra-Estruturas, respectivamente.

Cessou igualmente funções António Félix Kialunguila, como vice-governador provincial para o sector Político, Social e Económico da província do Zaire.

João Lourenço nomeou Carla Maria Domingas Cativa e Afonso de Antas Miguel para os cargos de vice-governadores do Cuando Cubango, respectivamente, para o Sector Político, Social e Económico e para os ServiçosTécnicos e Infra-Estruturas.

Fernanda Deolinda Sumbo Guerra foi nomeada vice-governadora provincial para o sector Político, Social e Económico da província do Zaire.

7