3
1

Ensino pré-escolar reabre hoje em todo o país

Passado um ano, desde a sua paralisação, por causa dos primeiros casos de Covid-19 registados no País em 2020, os alunos das creches e jardins-de-infância retomam às aulas hoje, segunda-feira, 30.

1
2
Fotografia
:
DR

Ao todo, só a província de Luanda dispõe de 350 estabelecimentos do ensino pré-escolar que reabrem as portas aos alunos de até aos 5 anos, de acordo com dados referenciados pelo Jornal de Angola.  

O retorno às aulas no creches e jardins-de-infância decorre da reavaliação das medidas de prevenção e controlo da propagação da Covid-19, considerando a evolução da situação epidemiológica do país.

Segundo o Jornal de Angola, que cita um Decreto Presidencial, tornado publico a 26 de Março do ano em curso, o Governo anunciou que a reabertura dos estabelecimentos como creches e jardins-de-infância abrange os do sector público e privado do Sistema Nacional de Ensino, bem como das instituições de Estados estrangeiros e escolas Internacionais, que funcionam em território angolano.  

Estão também abertos, conforme referencia o Decreto, os refeitórios para uso exclusivo dos alunos do ensino pré-escolar.

O reinício das aulas presenciais no pré-escolar enquadra-se, de acordo com o único diário público nacional, no programa de retorno dos alunos às aulas.

No que ao ensino primário e  I ciclo diz respeito, particularmente, as aulas têm a duração de 2h30, ao passo que no II ciclo do ensino secundário é de  3h30.

Dados  oficiais dão conta que, em Angola, para o presente ano lectivo, estão matriculados, no ensino geral, mais de 10 milhões de estudantes, 3.120.000 dos quais pela primeira vez no sistema de ensino e aprendizagem.

No início do ano lectivo 2020, foram disponibilizadas 39.844 salas para o pré-escolar e ensino primário.

Para o ensino secundário geral, foram disponibilizadas 16.069 salas de aula para o I ciclo e 11.865 salas de aula para o II ciclo.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado