3
1
PATROCINADO

Entreposto de Caxito em funcionamento

Cláudio Gomes
19/10/2018
1
2
Foto:
DR

A província do Bengo conta, desde o inicio desta semana, com o Entreposto de Madeira localizado no município de Caxito.

A infra-estrutura que posiciona-se como posto intermédio nas operações de corte, transformação e exportação de madeira vai, também, apoiar os exploradores florestais das províncias do Uíge, Zaire e Bengo respectivamente.

O director do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), Simão Nzau, disse que o entreposto este entreposto vai, igualmente, atender as operações provenientes do Leste e Sul do país e permite exercer uma fiscalização mais efectiva dos produtos destinados à exportação.

“Só com estas medidas se vai  evitar a exploração e exportaçãoilegal de madeira que nos últimos anos se tem  registado em várias partesdo país”, afirmou. 

A referida unidade de transformação tem capacidade para receber dez mil contentores e está enquadrado nas medidas do Governo para melhorar a gestão dos recursos florestais a nível do país, que mereceu a visita do Secretário de Estado para a área Florestal, André Moda.

A intenção do Governo, informou o Jornal deAngola, é controlar a actividade em todo o território nacional. Continuando o diário público avança a que está “prevista a construção de seis entrepostos” noIcolo e Bengo, Cabinda, Moxico, Lobito e Menongue.

Com efeito, após a conclusão da pretensão de construção e entrada em funcionamento dos referidos entrepostos, “o Governo vai implementar outras medidas em algumas fronteiras, nas quais ocorrem saídas de madeira”.