3
1
PATROCINADO

Erdogan reeleito, vitória não conforta os investidores estrangeiros, aponta especialista

Agostinho Rodrigues
29/5/2023
1
2
Foto:
DR

A reagir à vitória está a moeda turca, a lira, que se encontra em queda em relação ao euro e ao dólar.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, foi reeleito ontem (Domingo), na segunda volta das eleições presidenciais do país, confirmou a Alta Comissão Eleitoral da Turquia.

“Com base nos resultados provisórios, foi constatado que o senhor Recep Tayyip Erdogan foi reeleito Presidente da República”, disse o presidente da Alta Comissão Eleitoral da Turquia, Ahmet Yener, citado pela agência estatal Anadolu.

Os resultados oficiais finais devem ser anunciados no início desta semana.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, já tinha reivindicado a vitória na segunda volta das eleições presidenciais que decorreram este domingo no país, enquanto o adversário lamentou o resultado.

“A nossa nação confiou-nos a responsabilidade de governar o país nos próximos cinco anos”, afirmou Erdogan, em frente à sua residência em Istambul, para onde uma multidão entusiasmada convergiu nas últimas horas.

Perante os apoiantes, o chefe de Estado, que está há 20 anos no poder, garantiu que vai cumprir “todas as promessas feitas ao povo” e salientou que cada eleição é “um renascimento”.

Por seu lado, o opositor Kemal Kiliçdaroglu expressou a sua “tristeza” pelo futuro da Turquia.

“Estou profundamente triste com as dificuldades que o país enfrenta”, disse o candidato derrotado e líder do principal partido da oposição da Turquia, falando na sede do seu partido, em Ancara, após a reeleição do Presidente Erdogan.

Resultados preliminares e não oficiais colocavam o atual Presidente da Turquia à frente na segunda volta das eleições, quando estavam apuradas 98% das mesas de voto.

A reagir à vitória está a moeda turca, a lira, que se encontra em queda em relação ao euro e ao dólar. A moeda otomana cai 0,3% em relação ao dólar americano, marcando mínimos históricos na sua negociação, sendo uma nota de um dólar já vale mais que 20 liras.

A moeda turca perde 0,4% em relação à moeda negociada na União Europeia, com uma moeda de um euro a valer mais de 21,5 liras.

Entretanto, o especialista Hasain Malik, Strategy & Head of Equity Research da Tellimer, confessa à “Bloomberg” que “uma vitória de Erdogan não conforta nenhum investidor estrangeiro”. “Com uma inflação muito elevada, taxas de juro muito baixas e sem reservas líquidas monetárias, uma crise dolorosa que afete todos os activos pode estourar”, aponta Malik.

Por sua vez, o gestor Burak Cetinceker, da Strateji Portfoy em Istambul, adianta que a queda da lira mostra que “o modelo económico actual não funciona”. “Erdogan provavelmente está ciente disso e é possível uma transição para uma política ortodoxa num futuro próximo, caso contrário não é sustentável”.

Cetinceker explica ainda que qualquer sinal de mudança de política “seria bem recebido pelo mercado”, uma vez que a popularidade do presidente reeleito caiu na última década, marcada por uma política mais apertada em relação ao seu primeiro mandato

Enquanto isso, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, felicitou ontem o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, pela reeleição, de acordo com o porta-voz da organização.

Guterres “espera poder reforçar a cooperação entre a Turquia e as Nações Unidas”, declarou Stephane Dujarric.

Outras felicitações têm chegado, nas últimas horas, de todo o mundo, desde os presidentes do Conselho e da Comissão Europeia, do Brasil, de Portugal, dos EUA, entre outros.