3
1

Especial banca digital. Multicaixa Express garante pagamentos online

A partir do final do primeiro semestre de 2019 será possível fazer pagamentos online em moeda nacional, garante a EMIS – Empresa Interbancária de Serviços, que vai lançar Multicaixa Express.

1
2
Redacção
Redacção

A informação foi avançada pela primeira vez por José Gualberto Matos, PCE da EMIS, em entrevista exclusiva prestada à Economia & Mercado e publicada em Novembro de 2018. Segundo o gestor, o Multicaixa Express é um meio de pagamentos online que oferece aos utilizadores, detentores de uma conta bancária, a possibilidade de acederem a um conjunto de serviços de pagamento por meio de uma aplicação móvel, que “é uma solução orientada para o futuro da banca, a Banca 4.0”.

O gestor esclareceu ainda que “o Multicaixa Express é um canal de pagamentos do futuro e, por isso, impulsionador da massificação deste tipo de serviços”, sublinhando que pode igualmente incentivar a bancarização, “na medida em que o cidadão não bancarizado percepciona valor numa solução universal de pagamentos online com base numa conta bancária”. Deste modo, os novos meios de pagamentos ganham, cada vez mais, espaço nas actividades diárias dos utentes de serviços bancários, uma realidade que já vai sendo amadurecida em muitos países africanos como Gana, Tanzânia, Uganda, Quénia e África do Sul.

Leia mais na edição de Janeiro de 2019

Economia & Mercado – Quem lê sabe mais!

7