3
1
PATROCINADO

Especialistas debatem segurança alimentar e gestão de recursos naturais

Cláudio Gomes
20/8/2020
1
2
Foto:
Carlos Aguiar

A Revista Economia & Mercado realiza, a 19 de Agosto, no Hotel Epic Sana, a partir das 8h30, uma conferência que abordará a “Segurança Alimentar e Gestão de Recursos Naturais no Contexto da Covid-19”.

De acordo com uma nota da organização, o evento enquadra-se no âmbito das “Conferências E&M”, lançadas em Novembro de 2018. Para este ano, o evento se propõe em abordar, por um lado, o papel que o sector produtivo nacional deve assumir num contexto de redução da oferta mundial de alimentos e, por outro, os principais desafios da agro-pecuária no país, as alterações climáticas que têm condicionado a sustentabilidade dos recursos naturais.

Para garantir a segurança dos participantes, tranquiliza a organização, prevê-se uma afluência física de menos de meia centena de pessoas, entre decisores políticos e especialistas de diversas áreas de investimento, com destaque para a banca e o sector produtivo.

Entretanto, o evento contará com uma audiência muito maior, a considerar o acesso, via plataformas digitais, através do Zoom e da página oficial do Facebook da revista Economia&Mercado.

Entre os especialistas convidados, refere o documento, destaca-se a preleção do especialista em Sistemas de Agricultura e em Desenvolvimento da Agricultura Tropical, o engenheiro Castro Camarada, que fará uma prelecção sobre “Segurança Alimentar, Alterações Climáticas e Gestão de Recursos Naturais no Contexto da Covid-19”.

Seguir-se-á o primeiro painel de debate do qual farão parte, via Zoom, o director da ADRA, a partir da Huíla, Siminione Justino Chiculo e a agrónoma Ermelinda Caliengue, em representação do Ministério da Agricultura e Pescas.

No segundo momento, o fórum estará focado em casos práticos, com destaque para a questão do financiamento ao sector produtivo e, para tal, estão confirmadas as presenças do director da Direcção de Pequenas e Médias empresas do Banco Angolano de Investimentos (BAI), Jorge Silva; do director central do AGRO BIC, Jorge Gomes Veiga e do director do Programa Fazenda Maxi, João Nunes.

Fotografia - Carlos Aguiar

Segundo a organização, o debate ganhará ainda maior pertinência considerando os dados da Organização das Nações Unidas que dão conta que a pandemia da Covid-19 representa uma ameaça à segurança alimentar e nutricional, especialmente para as comunidades mais vulneráveis do mundo.

“A pandemia da Covid-19 é apenas a catástrofe mais recente que provocou o aumento para 240 milhões o número de pessoas que passam fome na região da África Austral”, lê-se na nota.  

A Revista Economia&Mercado é de periodicidade mensal, de referência nacional e internacional, orientada para a informação económica, empresarial e financeira, mas também para a generalidade dos acontecimentos que mais impactam a economia e a sociedade angolana. Está há 20 anos no mercado das publicações angolanas e acompanha a dinâmica de desenvolvimento e crescimento económico, social e político do país, tendo hoje um papel incontornável na análise da realidade nacional e na informação que, mensalmente, disponibiliza aos seus leitores e ao público em geral.

Agora em formato digital, e a partir de Setembro com edição bilingue (português e inglês), está entre as mais lidas do seu segmento editorial.

Participe da conferência por Zoom através do Zoom no link abaixo:

https://us02web.zoom.us/j/84318303308?pwd=cnJGOHBpK2pVcDhIVVlmU0hkL1JBQT09