3
1

Estado arrecada mais de 5 mil milhões de kwanzas com jogos no 3º trimestre de 2022

Redacção_E&M
18/1/2023
1
2
Foto:
DR

Os Jogos Sociais foram os que mais contribuiram com um peso de 78% do valor total, conforme uma nota do Instituto de Supervisão de Jogos (ISJ) publicada esta semana.

Os 5,8 mil milhões kwanzas referem-se ao Imposto Especial de Jogos (IEJ), liquidado até Setembro do ano passado por 26 entidades autorizadas a operar neste segmento.

O documento publicado na segunda-feira, 16, informa que as entidades operavam em três segmentos, sendo jogos de fortuna e azar, realizados em salas, jogos sociais (mais explorado na componente das apostas desportivas) e jogos online (chamados jogos remotos em linha).

Segundo a nota do ISJ, no período em referência, os jogos contribuiram com 1,5 mil milhões de kwanzas do IEJ, isto é, 26% do total acumulado. Tanto no trimestre, quanto no acumulado em Janeiro, o sector dos Jogos Sociais tem mais peso na arrecadação fiscal com 78% do total, enquanto os Jogos de Fortuna ou Azar tem apenas 12%.

Realçar que o sector dos jogos de forma global, directa ou indirectamente, arrecadou nos primeiros nove meses de 2022, quase 7 mil milhões de Kwanzas (6,9 mil milhões), que vem da arrecadação do IEJ, receita parafiscal (taxas, multas, emolumentos) e outros impostos como IRT, IVA, entre outros.

A arrecadação anual de 2021 foi de 2 045 milhões de kwanzas, o que a 30 de Setembro  de 2022, o aumento de arrecadação é superior a 283%.