3
1
PATROCINADO

Estado espera receber 430 mil milhões de kwanzas das privatizações

Redacção_E&M
30/8/2021
1
2
Foto:
DR

A verba ainda em crédito é parte dos 806 mil milhões de kwanzas das vendas dos 41 activos alienados no âmbito do Programa das Privatizações (Propriv) que arrancou em 2019.

A informação foi avançada recentemente pelo administrador do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), Augusto Kilekemala, quando denunciava incumprimentos no cronograma de pagamento por parte de empresas que venceram os concursos.

O administrador que falava num webinar disse que agora existe um total de 139 activos, dos 195 previstos, após ajustes feitos em Fevereiro deste ano, com a retirada de 70 empresas do sector das pescas artesanal e o acréscimo de outras 14 ao pacote actual.

Clarificou que nem todos os activos foram vendidos, uma vez que alguns passaram para gestão privada como é o caso das três indústrias têxteis (Nova Textang II, África Têxtil, e a Comandante Bula (x-Satec).

Em relação aos incumprimentos, segundo a Angop, a ministra das Finanças, Vera Daves ponderou a possibilidade de recurso do Estado à arbitragem ou envolvimento dos órgãos de Justiça.

Segundo a agência nacional de notícias, das 31 empresas de referência nacional, foram privatizadas seis.