3
1
PATROCINADO

Estados Unidos disponibiliza três milhões de dólares para Angola

Redacção_E&M
27/8/2020
1
2
Foto:
DR

Três milhões de dólares norte-americanos é o valor que o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos da América (EUA), vai disponibilizar para o apoio à Covid-19 no país.

O anúncio foi feito, ontem, quarta-feira, 26, em Luanda, pela embaixadora americana, Nina Maria Fite, no acto de lançamento oficial do projecto de instalação de reservatórios de água para a lavagem das mãos, que teve lugar na Maternidade Augusto Ngangula.

Segundo a Angop, citando a diplomata, o projecto contempla 200 reservatórios, sendo 30 nas principais unidades hospitalares de Luanda e nas províncias de Benguela, Cunene, Huambo e Lunda Sul, bem como a formação de 450 técnicos de saúde para melhor utilização dos equipamentos de protecção individual.

O projecto contempla também, de acordo com a agência de notícias, postos de triagem nas entradas, para a promoção do distanciamento social necessário e a divulgação de informações de prevenção ao propalado “inimigo invisível”.

Nina Maria Fite explicou ainda que o financiamento inclui também a formação de prestadores de cuidados de saúde e membros de equipa de resposta rápida para recolher amostras de testes de diagnósticos à Covid-19, testes rápidos de anticorpos e a obtenção de reagentes e outros suprimentos.

A embaixadora americana avançou que o fundo do CDC servirá para vigilância sentinela da Covid-19 em seis instalações de saúde, em Luanda e Benguela, para melhor compreender o impacto da doença no país.

Este investimento, segundo a Angop, é de longa duração para controlar também o VIH/Sida, tuberculose, malária, erradicação da poliomielite e outras pandemias.

O país registou, nas últimas 24 horas, 49 novos infectados pela Covid-19, um óbito e 35 recuperados, de acordo com os dados publicados no boletim do Ministério da Saúde, anunciados ontem pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

Tratam-se de 32 pacientes do sexo masculino e 17 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 12 e os 91 anos. Assim, no computo geral, Angola soma já 2.332 casos confirmados de Covid-19,  103 óbitos, 946 pacientes recuperados e 1.283 activos.

Entre os doentes activos, cinco estão em estado crítico com ventilação mecânica invasiva, 17 graves, 34 moderados, 40 leves e 1.187 as sintomáticos.