3
1
PATROCINADO

Etu Energias compra participações da Galp em três blocos petrolíferos

Sebastião Garricha
18/6/2024
1
2
Foto:
DR

A petrolífera fica agora com os 5% das acções no Bloco 32, localizado na costa de Luanda, em profundidades de água que variam entre os 1.400 e os 2.000 metros.

A Etu Energias, petrolífera privada nacional, anunciou a compra de participações em três blocos petrolíferos anteriormente detidas pela Galp Energia, nomeadamente no Bloco 32, Bloco 14 e Bloco 14K, no offshore de Angola.

Segundo a firma, o negócio foi assegurado pelo consórcio liderado pelo banco African Export-Import Bank (AFREXIM BANK), que incluiu a Shell Western Supply and Trading Ltd, o Banco Angolano de Investimento (BAI) e o Banco de Fomento Angola (BFA).

O acordo foi formalizado por Edson dos Santos, Presidente do Conselho de Administração da Etu Energias e por Haytham Elmaaryergi, EVP do Global Trade Bank (Afreximbank).

Com esse negócio, a petrolífera fica agora com os 5% das acções no Bloco 32, localizado na costa de Luanda, em profundidades de água que variam entre os 1.400 e os 2.000 metros, um bloco operado pela TotalEnergies Exploration Production Angola e tem sido um dos maiores blocos produtores do País desde que atingiu o primeiro petróleo em 2018, avança a Etu Energias, citada pela Otside.

A compra de participação da Galp, inclui ainda 9% no Bloco 14 e 4,5% no Bloco 14K, localizados a cerca de 100 quilómetros offshore de Cabinda e cobrindo uma área de cerca de 4.094 quilómetros quadrados. Estes blocos são operados pela Cabinda Gulf Oil Company Limited – Chevron.